Você está aqui: Entrada / AGIR / Boas Práticas / Exploração Florestal

Exploração Florestal

Boas práticas no planeamento e a execução das operações de exploração florestal e uso de maquinaria relacionada com a mesma. O que é a exploração florestal. Procedimentos de Segurança na utilização de máquinas e equipamentos de Exploração Florestal. Publicações várias.

O que é a exploração florestal?

A exploração florestal é o conjunto de operações florestais que se destinam a converter árvores em pé em produtos utilizáveis pelo processo industrial, incluindo o corte, a rechega para o carregadouro e o transporte até ao local onde se opera a transformação industrial.

Com o objetivo de dar apoio não só à formação mas também às e aos profissionais do setor florestal, o Centro de Operações e Técnicas Florestais (COTF) tem produzido e participado na elaboração de diversos manuais e materiais de divulgação técnica na área da exploração florestal.

Apresenta-se seguidamente alguma documentação de apoio às boas práticas na exploração florestal.

 

  • Planeamento operacional e boas práticas de exploração florestal [PDF 3,3 MB]
    Publicação de 2007, elaborada no âmbito do Projeto AGRO 667. Autoria: Aliança Florestal; Celbi; Direcção-Geral dos Recursos Florestais; Instituto Superior de Agronomia; Silvicaima; e Unimadeiras. 59 pp.
    Disponibiliza um conjunto de orientações e recomendações técnicas para o planeamento e a execução das operações de exploração florestal.
    Destinatários: todas e todos os envolvidos na exploração florestal.  

 

  • Manutenção de máquinas de exploração florestal [PDF 658 KB]
    Publicação de 2007, elaborada no âmbito do Projeto AGRO 667. Autoria: Aliança Florestal; Direcção-Geral dos Recursos Florestais (COTF); e Timbérica. 24 pp.
    Disponibiliza um conjunto de orientações e recomendações técnicas para a manutenção de máquinas de exploração florestal, não sendo o seu objetivo a substituição dos manuais de manutenção cedidos pelos fabricantes. O documento está feito de modo a se poder fotocopiar as diversas tabelas apresentadas, que poderão servir de apoio, como check-list, na realização das tarefas de manutenção dos equipamentos.
    Destinatários: todas e todos os que operem maquinaria de exploração florestal.

 

  • Procedimentos de segurança na utilização de máquinas e equipamentos de exploração florestal [ZIP 864 KB] 
    Documentos elaborados de 2011 a 2013. Autoria: João Fernandes; COTF- Centro de Operações e Técnicas Florestais - ICNF.
    Conjunto de 6 fichas com “Procedimentos de Segurança” a ter em conta na utilização de máquinas e equipamentos de Exploração Florestal (Motosserra, Motorroçadora, Forwarder, Harvester, Trator Florestal com reboque e grua, Trator com guincho e Skidder).
    Disponibiliza um conjunto de orientações, recomendações técnicas, procedimentos e boas práticas que devem ser respeitadas para evitar os riscos associados à utilização das máquinas e equipamentos e ao meio onde os trabalhos se desenrolam.
    Destinatários: operadores(as) e técnicos(as) florestais.

 

Motosserras 

  • Conservação e manutenção de motosserras [PDF 1 MB]
    Publicação de 2008, 2ª edição, elaborada no âmbito do Projeto AGRO 667. Autoria: COTF - Centro de Operações e Técnicas Florestais (AFN). 43 pp.
    Pequeno guia onde, de um modo fácil e rápido, se disponibiliza alguns conselhos e orientações práticas, no que diz respeito ao tipo de intervenções e procedimentos a ter em conta para uma correta manutenção e conservação da motosserra.
    Destinatários: operadores(as) e proprietários(as) de motosserras.

 

  • Coleção de cartazes - Motosserra [PDF 2,4 MB]
    Autoria: COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais (ICNF). Coleção de 21 cartazes.
    Coleção de cartazes que, de um modo fácil e rápido, disponibiliza informações, orientações e conselhos práticos relativos à constituição, funcionamento, manutenção, conservação, utilização, métodos e técnicas de trabalho, boas práticas, procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual, relativos à motosserra.
    Destinatários: estudantes, operadores(as), técnicos(as), associações e empresários(as) florestais.

 

Motorroçadoras

  • Constituição e funcionamento da motorroçadora [PDF 502 KB]
    Publicação de 2013. Autoria: COTF - Centro de Operações e Técnicas Florestais (ICNF). 43 pp.
    Pequeno manual técnico de bolso que disponibiliza informações e orientações práticas sobre a constituição e funcionamento da motorroçadora, necessários à sua correta utilização, manutenção e conservação..
    Destinatários: operadores(as) e técnicos(as) florestais.

 

  • Conservação e manutenção da motorroçadora [PDF 533 KB]
    Publicação de 2013. Autoria: COTF - Centro de Operações e Técnicas Florestais (ICNF). 55 pp.
    Pequeno manual técnico de bolso que disponibiliza alguns conselhos e orientações práticas, no que diz respeito ao tipo de intervenções e procedimentos a ter em conta para uma correta manutenção e conservação da motorroçadora.
    Destinatários: operadores(as) e técnicos(as) florestais. 

 

  • Utilização da motorroçadora no trabalho florestal [PDF 648 KB]
    Publicação em 2014. Autoria: COTF - Centro de Operações e Técnicas Florestais (ICNF). 54pp
    Pequeno manual técnico de bolso que disponibiliza informações, orientações práticas, metodologias e técnicas de trabalho no que diz respeito à utilização da motorroçadora no trabalho florestal. Destinatários: estudantes, operadores(as), técnicos(as), associações e empresários(as) florestais.

 

  • Coleção de Fichas técnicas sobre Motorroçadoras (34 fichas) [PDF 2,3 MB]
    2014. Autoria: COTF – Centro de Operações e Técnicas Florestais (ICNF). Coleção de 34 fichas.
    Coleção de fichas técnicas que, de uma forma clara e rápida, disponibiliza informações, orientações e conselhos práticos relativos à constituição, funcionamento, manutenção, conservação, utilização, métodos e técnicas de trabalho, boas práticas, procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual, relativos à motorroçadora. Destinatários: estudantes, operadores(as), técnicos(as), associações e empresários(as) florestais.

 

Conteúdo relacionado
Centros
Formação Florestal
Acções do Documento
classificado em: ,