Você está aqui: Entrada / AGIR / Saber Mais / Aves

Aves

Material informativo e educativo sobre aves, incluindo código de comportamento da e do caçador. Andorinhas e migrações. Aves marinhas. MARPRO - fura-bucho ou pardela das Baleares (Puffinus mauretanicus), cagarra (Calonectris diomedea). Observação de aves ("birdwatching"). Aves do Parque Natural de Sintra-Cascais. Codorniz Coturnix coturnix
Aves:
 


.................................................................................................

  • Como são lindas as andorinhas! - capa [PDF 2,6 MB], interior [PDF 29 MB] - Ed. Comissão Europeia, 2004, 20 p.. Uma aventura do Toninho e da sua amiga raposa, Lila, numa história ilustrada acerca das andorinhas, das migrações, do uso dos inseticidas e dos pântanos.

  • Guia de observação de aves do Algarve [PDF 10,3 MB] - Ed. Turismo do Algarve, 2012. Aborda as aves de várias Áreas Protegidas algarvias geridas pelo ICNF e outros locais. (A partir do 2º CEB, docentes).

  • Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - apresenta as espécies de vertebrados que utilizam o território nacional (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios e répteis, aves e mamíferos), estatuto de conservação, ameaças e medidas a tomar. Aves. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).

  • Plano Setorial da Rede Natura 2000 - este Plano é um instrumento de gestão territorial, que visa a salvaguarda e valorização dos Sítios e das Zonas de Proteção Especial do território continental, bem como a manutenção das espécies e habitats num estado de conservação favorável nestas áreas. Na sua essência, é um instrumento para a gestão da biodiversidade. 
    Aves. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).

  • Aves no Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC), cartazes e outro material produzido pelo Parque:

    • alguns animais do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC) [PDF 864 KB] - cartaz. (A partir do 2º CEB, Sec., Sup., docentes).

    • as aves do PNSC [PDF 126 KB] - cartaz. (A partir do 2º CEB, Sec., Sup., docentes)

    • espécies de valor relevante [PDF 884 KB] - cartaz. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes)

    • fauna do litoral [PDF 603 KB] - cartaz. (A partir do 2º CEB, Sec., Sup., docentes)

    • mapa com fauna do PNSC [JPG 1,1 MB] - cartaz. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).

    • observação de aves [PDF 262 KB] - cartaz com textos de J. P. Fonseca e fotos de Almeida Simões e Nadine Pires. Apresenta informação acerca do equipamento a utilizar e de aspetos a ter em consideração par facilitar a identificação de aves. (A partir do 2º CEB, Sec., Sup., docentes).

    • para pintar - material para as e os mais novos pintarem. Coruja [PDF 116 KB], ganso-patola [PDF 156 KB]guarda-rios [PDF 294 KB]. (Pré-escolar e 1º CEB).

  • Roteiro de Turismo de Natureza - Observação de Aves [PDF 10,5 MB] - pequeno guia de aves com fotografias, produzido pelo Turismo de Portugal com o apoio institucional do ex-ICNB. (A partir do 1º CEB, docentes).

Topo

.................................................................................................


Projeto MarPro
(geral) - material educativo (inclui dossier pedagógico)

Material sobre a cagarra Calonectris diomedea [PDF 136 KB] ou pardela-de-bico-amarelo e o fura-bucho ou pardela das Baleares Puffinus mauretanicus [PDF 154 KB] elaborado pelo ICNF ou pelos parceiros para o projeto MarPro:

  • Aves marinhas [JPG 5 MB] - cartaz com ilustrações e fotos sobre várias destas aves. (A partir do 1º CEB e docentes); e
  • Interações [PNG 6 MB] - aborda as interações entre cetáceos e aves marinhas com as atividades humanas. (A partir do 1º CEB e docentes).

 

  • A codorniz e a caça - informação relativa à biologia e ordenamento da codorniz Coturnix coturnix [PDF 119 KB] , sendo abordados os seguintes itens: caracteres identificativos; distribuição; habitat e alimentação; comportamento e reprodução; e ordenamento da espécie.
  • Código de comportamento da e do caçador [PDF 2,7 MB] - pequena publicação ilustrada com 34p. que pretende promover uma ética de caça conciliando-a com a conservação dos recursos e segurança das pessoas. Ed. do Instituto Florestal traduzido e adaptado da publicação francesa "Le passeport du chasseur". (A partir do 2º CEB., docentes, caçadores).

 

Nota: sempre que possível indica-se à frente de cada publicação o público-alvo ex. (1º CEB), usando as seguintes siglas e abreviaturas: CEB - Ciclo do Ensino Básico; Sec. - Secundário; Sup. - Superior. No caso das publicações editadas pela Comissão Europeia, caso necessite de as encomendar em papel, disponíveis gratuitamente no limite dos stocks disponíveis, consulte a EU Bookshop para uma única cópia ou o Europe Direct para várias cópias.

Topo

U.A: 2016-07-26