Você está aqui: Entrada / AGIR / Saber Mais / Biodiversidade - Geral

Biodiversidade - Geral

Material informativo e educativo sobre biodiversidade em geral, códigos de conduta em Áreas Protegidas, escalada em rocha e comportamento da e do caçador.

 
Biodiversidade - geral
Códigos de conduta

 

Biodiversidade - geral
................................................................................................
  • 52 gestos para a Biodiversidade [PDF 8 MB] - Ed. Comissão Europeia, 2011, 60 p.. Brochura lustrada. (1º CEB).
     
  • A ilha azul - capa [PDF 495 KB], interior [PDF 2 MB] - Ed. Comissão Europeia, 2007, 20 p.. Uma aventura do Tonito e da sua amiga raposa, Lila, numa história ilustrada acerca da captura ilegal de espécies (corais). Uma boa forma de abordar a CITES. (Pré-escolar e 1º CEB).
     
  • Acess and benefit sharing - Protocolo de Nagoia - acesso aos recursos genéticos e partilha justa e equitativa dos benefícios que advêm da sua utilização:
  • Atlas do Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC) [PDF 28,3 MB] - Luís Baltazar e Carlos Martins. Ed. Junta de Turismo da Costa do Estoril e Parque Natural de Sintra-Cascais, 1ª ed., 2005. Constituído por uma série de temas, desde os físicos e ambientais aos de carácter humano, permitindo de uma forma agradável e atrativa, disponibilizar preciosas informações, sobre a área protegida, tendo como principal objetivo, a educação e sensibilização ambiental, para o desenvolvimento sustentável. (Sec., Sup., docentes).
     
  • Bens e serviços ecossistémicos [PDF 911 KB] - Ed. Comissão Europeia, setembro 2009, 4 p.. Folha informativa. (Docentes, monitores e estudantes do Sec. e Sup.).

 

  • Biodiversity Challenge Badge - Ed. FAO, Waggs e CBD, Roma, novembro 2011, 74 p.. Inclui sugestões de atividades sobre biodiversidade, ar, água e agricultura, bem como sítios úteis. (Docentes e monitores).
     
  • Cento e picos termos sobre Conservação da Natureza [PDF 872 KB] - ICNB - atualização de 27-10-2009. Glossário, dirigido a crianças e jovens, com cerca de 100 termos e expressões relacionados com a conservação da natureza. Inclui fotos, ilustrações e links.  33 p. (1º e 2º CEB).

 

  • Ciência em Três - uma plataforma com recursos para a aprendizagem das Ciências da Vida, desenvolvidos pelo Instituto Gulbenkian de Ciência. Destina-se a professores de todos os ciclos de ensino pré-universitário, educadores e comunicadores de Ciência, e a todas e todos os curiosos pelas Ciências da Vida.
     
  • Conversas ao sol - Uma viagem pela biodiversidade [PDF 16,9 MB] - Ed. Comissão Europeia, Representação em Portugal, 2011. História ilustrada por crianças, que aborda, de forma leve, as questões relacionadas com a biodiversidade. (1º CEB).
     
  • Estratégia da Biodiversidade da UE para 2020 [PDF 5,9 MB] - Ed. Comissão Europeia, 2011, 4 p.. Ficha informativa. (Docentes, monitores e estudantes do Sec. e Sup.).
     
  • Eurobarometer 2010 Survey - Attitudes of Europeans towards the issue of biodiversity-sumário [PDF 284 KB] - editado em março de 2010, apresenta o resumo dos resultados do inquérito feito aos europeus acerca da biodiversidade. (Docentes, outros profissionais, estudantes do Sup.).
     
  • EU biodiversity strategy to 2020 [PDF 1,6 MB] - Ed. União Europeia, 2011. Brochura em inglês (não disponível em português). Apresenta em traços gerais, os 6 objetivos da estratégia da União Europeia em termos de biodiversidade para 2020. (Docentes, monitores e estudantes do Sec. e Sup.).
     
  • Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - apresenta as espécies de vertebrados que utilizam o território nacional (Peixes dulciaquícolas e migradores, Anfíbios e Répteis, Aves e Mamíferos), estatuto de conservação, ameaças e medidas a tomar. (Alunas e alunos a partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes e monitores).
     
  • Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve história sobre Evolução - duração 7min 36 seg.
    Vídeo de animação sobre a Evolução que explora como surgiu toda a diversidade de seres vivos a partir de um antepassado comum. Apresenta a árvore da vida, em que todos os seres vivos são aparentados, e explica o aparecimento de novas espécies. Fala-se ainda na contribuição dos estudos sobre evolução para a Conservação da Natureza, outras áreas científicas e para a sociedade em geral. Coprodução do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB). (Alunas e alunos do 1º e 2º CEB).
     
  • Os répteis do Parque Natural de Sintra-Cascais [PDF 635 KB] - cartaz produzido pelo Parque Natural. (Alunas e alunos a partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).
     
  • Para pintar - anfíbios e répteis - Cobra-de-capuz [PDF 35 KB] e Lagarto-de-água [PDF 76 KB]. (Pré-escolar e 1º CEB). Para mais desenhos para colorir, consulte as restantes páginas.
     
  • Sabia que? [PDF 120 KB] - ICNF. Curiosidades acerca da biodiversidade. (A partir do 1º CEB, docentes).
     
  • Segredos a revelar sobre o ambiente [PDF 901 KB] - Ed. Comissão Europeia, 2001, 20 p.. Uma abordagem geral às questões do ambiente e biodiversidade nas aventuras de Toninho e da sua raposa Lila. (Pré-escolar e 1º CEB).

 

Códigos de conduta
................................................................................................

  • Boas Práticas para Escalada em Rocha [PDF 1,2 MB] - brochura com fotos editada em parceria com o ex-ICNB com indicações para os praticantes de escalada em rocha, visando compatibilizar este desporto com os recursos naturais e seres vivos que utilizam os habitats rochosos, p. ex. para nidificação. (A partir do Sec., Sup., Docentes).

 

  • Código de conduta dos visitantes em Áreas Protegidas [PDF 1,6 KB] - folheto de 2 p. com indicações acerca da forma como as e os visitantes devem agir nas Áreas Protegidas de modo a aprecisarem os seus valores (naturais e culturais) sem os colocarem em risco. (A partir do 2º CEB, docentes).

 

  • Código de comportamento do caçador [PDF 2,7 MB]pequena publicação ilustrada com 34p. que pretende promover uma ética de caça conciliando-a com a conservação dos recursos e segurança das pessoas. Ed. do Instituto Florestal traduzido e adaptado da publicação francesa "Le passeport du chasseur". (A partir do 2º CEB., docentes, caçadores).

 

 

Nota: sempre que possível indica-se à frente de cada publicação o público-alvo ex. (1º CEB), usando as seguintes siglas e abreviaturas: CEB - Ciclo do Ensino Básico; Sec. - Secundário; Sup. - Superior. No caso das publicações editadas pela Comissão Europeia, caso necessite de as encomendar em papel, disponíveis gratuitamente no limite dos stocks disponíveis, consulte a EU Bookshop para uma única cópia ou o Europe Direct para várias cópias.

voltar

Acções do Documento