Você está aqui: Entrada / AGIR / Saber Mais / Florestas e Árvores

Florestas e Árvores

Material informativo e educativo sobre florestas e árvores.

Florestas e árvores
................................................................................................

Consulte também o material sobre defesa da floresta contra incêndios, bem como sobre pragas e doenças e outras Boas Práticas.

  • Atividades várias sobre florestas [PDF 74 KB] - traduzidas e adaptadas da publicação Montagnes 2002 – dossier pedagogique, 1ª ed., Berna, Direction du Développement et de la Coopération (DDC), Fondation Education et Développement, 59 p. (1º e 2º CEB, também possível com alunas e alunos mais velhos).

  • Bilhete de Identidade - marcadores [ZIP 4,3 MB] - ed. AFN. Apresentam informações como nome vulgar e científico, local onde vive, utilizações e dados vários sobre 6 espécies de árvores: azinheira; castanheiro; eucalipto; pinheiro-bravo; pinheiro-manso; e sobreiro. (1º e 2º CEB).

  • Bilhetes de Identidade da Floresta [PDF 133 KB] - excerto do "Guião de Educação Ambiental: conhecer e preservar as florestas", contendo pequenas fichas sobre 19 espécies de árvores presentes nas zonas florestadas. Informações sobre a espécie, folha, fruto/semente, porte e altura da árvore, onde vive e utilizações. (1º e 2º CEB).

  • Caderno da Floresta [ZIP 9,4 MB] - ed. DGRF, 2005. 46 p. Atividades sobre floresta (1º CEB).

  • Conhecer as árvores… Compreender a floresta:

    • Cartazes [ZIP 6 MB] - coleção de 10: “Como sou; As profissões; Onde vivo; Como funciono; Como nasço; Como cresço; Quem sou eu; A floresta; Os produtos; e Os recursos”. Ed. AFN. (A partir do 1º CEB).
    • Brochura de apoio [ZIP 7,1 MB] - Ed. AFN, 2008, 21 p.. A cores e ilustrada é dirigida às e aos mais novos. Pretende dar resposta às seguintes questões: como são as árvores; como funcionam, nascem e crescem; o que é a floresta; porque são as florestas tão importantes; quais os seus inimigos; e quais as profissões ligadas à floresta. (1º e 2º CEB).
       
  • Da Festa da Árvore ao Dia Mundial da Floresta [PDF 3,3 MB] - Ed. DGF, 2ª ed., 2004. (Docentes).

  • Dia Mundial da Floresta - 2012 - ICNF - Apresentação [7,3 MB] em PowerPoint com 29 diapositivos. (2º e 3º CEB); Documento de apoio [PDF 1,3 MB] à apresentação. (Docentes).

  • Espécies Arbóreas Indígenas em Portugal Continental - Guia de Utilização . Edição 2016 [PDF 7,7 MB] - identifica as espécies indígenas, apresenta a organização regional da arborização, orientações para o planeamento das arborizações e informações complementares. (Proprietários florestais, docentes, Sup.)

  • Espécies Arbóreas Indígenas em Portugal Continental - Guia de Utilização [PDF 4,3 MB] - identifica as espécies indígenas, apresenta a organização regional da arborização, orientações para o planeamento das arborizações e informações complementares. (Proprietários florestais, docentes, Sup.)

  • Floresta, fonte de riqueza - 3 painéis: montado [JPG 139 KB]; Floresta que cresce consigo - pinhal [JPG 165 KB] e Floresta que cresce consigo - eucaliptal [JPG 178 KB]. (Docentes e proprietários florestais).

  • Floresta, muito mais que árvores [ZIP 14,5 MB] - apresentação de apoio à sensibilização da população escolar. Contempla uma breve resenha da evolução das florestas, descrição de produtos, funções, defesa da floresta e de comportamentos de risco. (1º CEB).

  • Florestas - mensagens chave [PDF 65 KB] - durante o Ano Internacional das Florestas (2011), o Fórum sobre Florestas, das Nações Unidas, forneceu estas mensagens chave, que continuam a ser válidas em 2013, e que foram traduzidas e adaptadas pelo ICNF. (Sec., Sup., docentes).

  • Folha de pintura [ZIP 166 KB] - Ed. DGRF. A3 para colorir ilustrando comportamentos / atividades na floresta que podem ser positivos ou negativos face aos incêndios. (Pré-escolar e 1º CEB).

 

  • Guia ilustrado de Vinte e Cinco Aves de Lisboa – ed. CM de Lisboa/Lisboa E-nova (2015), com informações sobre onde e quando ver as espécies mais comuns. Para cada uma das espécies, inclui uma ilustração, as melhores características que o(a) vão ajudar a identificar a espécie, informações sobre a nidificação, vocalizações, alimentação, onde e quando pode ser vista, bem como curiosidades várias. (A partir do 1º CEB, docentes).

  • Guia ilustrado de Vinte e Cinco Árvores de Lisboa - ed. CM de Lisboa (2010), informações sobre árvores usadas na capital (algumas invasoras). Para cada uma das espécies, inclui uma ilustração, as características, onde pode ser vista, bem como curiosidades várias.

  • Guião de Educação Ambiental – conhecer e preservar as florestas [ZIP 2,7 MB] - Ed. Ministério da Educação (DGIDC), 2006, 104 p.. Coleção "Educação para a Cidadania". Contributo valioso para a educação ambiental e florestal, destinado a educadores(as) e outros(as) docentes. Disponibiliza um conjunto de materiais pedagógicos de apoio à exploração desta temática em contexto escolar. (Docentes).

  • Manual de Educação Ambiental para a Floresta [ZIP 7,8 MB] - Ed. AFN, 2009. Com o título "Floresta, muito mais que árvores", este manual enquadra-se no 2.º Eixo Estratégico do Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios e surge na sequência do "Guião de Educação Ambiental: conhecer e preservar as florestas".  Com este Manual procura-se disponibilizar aos/às professores(as) e educadores(as) ambientais ferramentas que auxiliem a exploração da temática florestal na sua prática educativa, junto de públicos de diversas idades e integrando diferentes perspetivas. Reúne um conjunto de sugestões de atividades práticas, precedidas de informações sobre as florestas e de algumas questões de ordem pedagógica ligadas à educação ambiental. (Docentes).

  • O meu jardim [PDF 889 KB] - cartaz elaborado pelo Parque Natural de Sintra-Cascais para ajudar as e os habitantes daquela Área Protegida a terem jardins que contribuam para a manutenção da biodiversidade. (Proprietários[as] de jardins e escolas com áreas verdes).

  • Passa-tempo na Floresta [ZIP 12 MB] - ed. AFN, 31 p. Livro a cores com passatempos e atividades vocacionado para uma população infanto-juvenil que terá possibilidades de aprender brincando (1º e 2º CEB).

  • Proteja as Florestas - da capa à página 8 [PDF 1,8 MB]; da página 9 à contracapa [PDF 1,5 MB] - ICN, 2ª ed., 1998. Pequena brochura ilustrada e a cores que apresenta as principais espécies florestais, informações históricas sobre a floresta e o seu dia mundial (1º, 2º CEB).

  • Resinagem [PDF 6 MB](Fev.2016) - ICNF - COTF, 2013. Coleção de cartazes acerca da resinagem que responde às seguintes questões: O que é a resina? Para que serve? O que é a resinagem? Como se faz? Ferramentas usadas. Produção e transformação da resina. (A partir do 1º CEB).
     

  • The youth guide to forests - 1ª ed., FAO, 2014. Guia em inglês com factos sobre as várias florestas existentes no mundo. Apresenta os benefícios das florestas para as pessoas, bem como os efeitos negativos destas sobre os ecossistemas florestais, explicando ainda como uma boa gestão pode pode ajudar a conservar as florestas e a sua biodiversidade. (Docentes).

 

Nota: sempre que possível indica-se à frente de cada publicação o público-alvo ex. (1º CEB), usando as seguintes siglas e abreviaturas: CEB - Ciclo do Ensino Básico; Sec. - Secundário; Sup. - Superior. No caso das publicações editadas pela Comissão Europeia, caso necessite de as encomendar em papel, disponíveis gratuitamente no limite dos stocks disponíveis, consulte a EU Bookshop para uma única cópia ou o Europe Direct para várias cópias.