Você está aqui: Entrada / AGIR / Saber Mais / Ambiente Marinho e Costeiro

Ambiente Marinho e Costeiro

Material informativo e educativo sobre ambiente marinho e costeiro, incluindo dunas e adaptações das plantas dunares, aves e mamíferos marinhos e Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, situado ao largo da Arrábida.

 

 

Consulte também Peixes

 

Ambiente marinho e costeiro
................................................................................................

  • Dia Internacional da Biodiversidade - 22 de maio de 2012 - material preparado pelo ICNF no âmbito das comemorações e destinado ao 2º, 3º CEB e Secundário:

    • Biodiversidade marinha e costeira [PPT 9,9 MB] - apresentação em PowerPoint para apoio à comemoração - 2012. (Docentes).
    • Texto de apoio [PDF 706 KB] - texto complementar e de apoio à apresentação (para docentes)
    • Crucigrama [PDF 76 KB] - passatempo (2º e 3º CEB).
    • Folha informativa [PDF 323 KB], em inglês, sobre biodiversidade marinha - Década das Nações Unidas sobre Biodiversidade - "Vivendo em Harmonia com a Natureza". (Docentes).
       
  • Visita guiada ao litoral [PDF 323 KB] do Parque Natural de Sintra-Cascais - guião de visita. (A partir do 8º ano, Esc. Prof. , Ens. Sup.).

 

Aves
.................................................................................................

 

Peixes migradores e mamíferos marinhos
................................................................................................. 

  • Mamíferos marinhos - material sobre o Roaz (Tursiops truncatus) e o Bôto (Phocoena phocoena), elaborado pelo ICNF para o projeto MARPRO:

  • Outro material do projeto MARPRO:
     
    • Cetáceos [JPG  5 MB] - cartaz ilustrado acerca de cetáceos das águas portuguesas. (A partir do 1º CEB, docentes); e 
    • Interações [PNG 6 MB] - aborda as interações entre cetáceos e aves marinhas com as atividades humanas. (A partir do 1º CEB, docentes).
       
  • Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - apresenta as espécies de vertebrados que utilizam o território nacional (Peixes dulciaquícolas e migradores, Anfíbios e Répteis, Aves e Mamíferos), estatuto de conservação, ameaças e medidas a tomar. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).

  • Roazes do estuário do Sado - informação vária sobre a população de roaz-corvineiro [PDF 140 KB] Tursiops truncatus  que habita o estuário do Sado, desde características da espécie, a o que fazer caso encontre um golfinho arrojado na costa, sem esquecer o Plano de Ação para a sua proteção, passando pela bibliografia. (A partir do 3º CEB e docentes). 

Topo

Dunas
................................................................................................
Adaptações da vegetação dunar [PDF 789 KB] - cartaz elaborado pelo Parque Natural de Sintra-Cascais com texto e fotos apresentando as adaptações das plantas, que existem no litoral daquela área protegida, a fatores como a salinidade do solo e do ar, a instabilidade do substrato e a falta de água doce e o excesso de luminosidade. (a partir do 2º CEB, docentes).
 

 Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha
................................................................................................

Material elaborado no âmbito do Projeto BIOMARES - Gestão e recuperação da biodiversidade do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha - Projeto Life06 NAT/P/000192:

  • Fichas escolares [PDF 2,5 MB] - 17p. Fichas digitais para sessões em sala de aula. Temas: Biodiversidade; Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha; Algas marinhas; Espécies Emblemáticas; e Boas Práticas. As sessões têm como objetivos trabalhar conceitos associados à biodiversidade, principalmente do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, assim como trabalhar competências pessoais e sociais, contribuindo para o desenvolvimento de futuros cidadãos conscientes e responsáveis. (Docentes e familiares de estudantes do 1º CEB - 6 aos 10 anos); 

  • Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha: uma área que queremos preservar [PDF 703 KB] - 6p. Brochura com informação geral acerca desta área protegida marinha. (A partir do 3º CEB).

  • Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha: zonamento, usos e atividades [PDF 997 KB] - Ed. ICN. 2 p. (Docentes, pescadores e proprietários de barcos de recreio).

  • Roteiro digital [PDF 2,5 MB] - 22p. Brochura ilustrada com sugestões para saídas de campo e outras atividades. Pretende colocar em contacto direto as crianças, os/as professores(as) e os/as educadores(as) com o litoral, nomeadamente com o Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, assim como colocá-los(as) em contacto com uma das atividades socioeconómicas mais importantes da região do Parque Marinho – a pesca. Ferramenta complementar para o ensino do estudo do meio que apresenta um conjunto de atividades que podem ser desenvolvidas durante uma visita de estudo à praia ou durante uma visita de estudo à vila de Sesimbra. (Docentes e familiares de estudantes do 1º CEB).

 

Nota: sempre que possível indica-se à frente de cada publicação o público-alvo ex. (1º CEB), usando as seguintes siglas e abreviaturas: CEB - Ciclo do Ensino Básico; Sec. - Secundário; Sup. - Superior. No caso das publicações editadas pela Comissão Europeia, caso necessite de as encomendar em papel, disponíveis gratuitamente no limite dos stocks disponíveis, consulte a EU Bookshop para uma única cópia ou o Europe Direct para várias cópias. 

Topo