Você está aqui: Entrada / AGIR / Saber Mais / Zonas Húmidas

Zonas Húmidas

Material informativo e educativo sobre Zonas Húmidas. Anfíbios. Zonas Húmidas e caça.

 
Geral
Zonas Húmidas e caça

Geral
................................................................................................

  • As Zonas Húmidas e a gestão da água [PDF 5 MB] - brochura de 2013 elaborada para o Dia Mundial das Zonas Húmidas (2 de fevereiro), 16p.. (A partir do 3º CEB, docentes e gestores da água).

  • Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - apresenta as espécies de vertebrados que utilizam o território nacional (Peixes dulciaquícolas e migradores, Anfíbios e Répteis, Aves e Mamíferos), estatuto de conservação, ameaças e medidas a tomar. (A partir do 3º CEB, Sec., Sup., docentes).

  • O salmão da nascente vermelha capa [PDF 289 KB], interior [PDF 1,78 MB]. Ed. Comissão Europeia, 2003, 20p.. Uma aventura do Toninho e da sua amiga raposa, Lila, numa história ilustrada acerca de salmões, garças e poluição dos rios. (Pré-escolar e 1º CEB).

  • Os anfíbios do Parque Natural de Sintra-Cascais [PDF 476 KB] - cartaz elaborado pelo Parque. (3º CEB, Sec. e Sup., docentes)

  • - para pintar [PDF 195 KB]. Faz a tua rã: origami [PDF 181 KB]; e ajuda à dobragem [PDF 413 KB] (1º e 2º CEB).

  • Zonas Húmidas [PDF 279 KB] - documento ilustrado e a cores explicando o que é uma Zona Húmida (ZH), exemplos de ZH em Portugal e no mundo, importância, ameaças e Convenção de Ramsar (1º e 2º CEB).

  • Zonas Húmidas - glossário [PDF 106 KB] - apresenta o significado de termos relacionados com as Zonas Húmidas. (Sec., Sup. e Docentes ).

 

Zonas húmidas e caça
................................................................................................

  • Código de comportamento da e do caçador [PDF 2,7 MB] - pequena publicação ilustrada com 34p. que pretende promover uma ética de caça conciliando-a com a conservação dos recursos e segurança das pessoas. Ed. do Instituto Florestal traduzido e adaptado da publicação francesa "Le passeport du chasseur". (A partir do 2º CEB., docentes, caçadores).

 

 

Nota: sempre que possível indica-se à frente de cada publicação o público-alvo ex. (1º CEB), usando as seguintes siglas e abreviaturas: CEB - Ciclo do Ensino Básico; Sec. - Secundário; Sup. - Superior. No caso das publicações editadas pela Comissão Europeia, caso necessite de as encomendar em papel, disponíveis gratuitamente no limite dos stocks disponíveis, consulte a EU Bookshop para uma única cópia ou o Europe Direct para várias cópias. 

Topo

Acções do Documento