Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Parques Naturais / Parque Natural de Sintra-Cascais / Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização
Porque foi classificado o Parque Natural de Sintra-Cascais. Caracterização e mapa.
Serra de Sintra RC
Serra de Sintra  (® Rui Cunha)


Classificação

A Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais surgiu da necessidade de fazer frente às crescentes e intensas pressões turística e urbana que ameaçavam uma zona de grande sensibilidade e repleta de valores naturais, culturais e estéticos a preservar, favorecendo uma arquitetura integrada na paisagem, promovendo o desenvolvimento económico e o bem-estar das populações.
 
A conservação da natureza, a proteção dos espaços naturais e das paisagens, a preservação das espécies da fauna e da flora, a manutenção dos equilíbrios ecológicos e a proteção dos recursos naturais, além de constituírem objetivos de interesse público de âmbito municipal, extravasam claramente esse âmbito e justificam medidas de proteção adequadas a uma zona que constitui património nacional.
 
Impôs-se, portanto, a necessidade de reclassificação da Área de Paisagem Protegida de Sintra-Cascais em Parque Natural, atendendo aos critérios definidos no Decreto-Lei nº 19/93 de 23 de janeiro, que estabelece a Rede Nacional de Áreas Protegidas. Assim, foi criado o Parque Natural de Sintra-Cascais pelo Decreto Regulamentar nº 8/94, de 11 de março.
 


Caracterização

PNSC - litoral Cascais
Litoral.

 
Localização
O Parque Natural situa-se no distrito de Lisboa e está distribuído pelos concelhos de Sintra e Cascais. Estende-se do limite norte do concelho de Sintra, junto à foz do rio Falcão, para sul até à Cidadela de Cascais. No município de Sintra compreende as freguesias de São Pedro de Penaferrim, Santa Maria e São Miguel, São Martinho, São João das Lampas e Colares, ao passo que em Cascais inclui as freguesias de Cascais e Alcabideche. Apenas Colares tem a totalidade do território inserida em área de Parque Natural. Está inserido na região ocidental da Terra Saloia e na Área Metropolitana de Lisboa-Norte.
 
Superfície - 14 583 ha.
Regime de Propriedade - Integra propriedade pública e privada.
 

Objetivos do Parque Natural de Sintra-Cascais
  • Gestão racional dos recursos naturais e paisagísticos;
  • Promoção do desenvolvimento económico e do bem-estar das populações;
  • Salvaguarda do património arquitetónico, histórico ou tradicional da região; e
  • Promoção de uma arquitetura integrada na paisagem.
 
Mapa
Pode adquiri-lo, em papel, nos serviços do ICNF.
 
 
PNSC - logotipo
 
O Parque Natural tem por símbolo as chaminés do Palácio Nacional de Sintra e a janela mourisca. Também designado Paço da Vila, este palácio apresenta influência muçulmana nítida, sendo o edifício atual resultado de várias campanhas de construção de épocas de D. João I, D. Manuel e do primeiro terço do século XVI. As grandes chaminés geminadas evidenciam a cozinha.
Conteúdo relacionado
Contactos Áreas Protegidas
Acções do Documento