Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Parques Naturais / Parque Natural da Serra de São Mamede / Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização
Porque foi classificado o Parque Natural da Serra de São Mamede. Caracterização e mapa.

 
PNSSM - panorâmica com barragem Carlos Franco
Parque Natural da Serra de S. Mamede (® Carlos Franco).

Classificação

O Parque Natural da Serra de S. Mamede, o único existente no norte alentejano, foi criado através do Decreto-Lei nº 121/89, de 14 de abril com o objetivo de assegurar a conservação da natureza. O seu papel é relevante na definição das regras de exploração do meio natural, que possibilite a compatibilização das atividades humanas com a dinâmica dos ecossistemas.

O que é um Parque Natural.

 

Caracterização 

O Parque Natural da Serra de São Mamede inclui o essencial da serra com o mesmo nome, o mais importante dos relevos alentejanos. Trata-se de um espaço que, desde logo, nos surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente.

O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, refletem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas.

À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.

Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todos deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante.

 

Mapa

Clique na imagem para ampliar [JPG 237 KB] 

PNSSM - mapa completo com legendas

Topo

PNSSM - logotipo

Símbolo deste Parque Natural, a águia-de-bonelli é uma ave de rapina que nidifica em zonas escarpadas da serra de São Mamede possuindo, em termos de conservação, o estatuto de "rara".

Conteúdo relacionado
Contactos Áreas Protegidas
Acções do Documento