Habitats

Habitats
Habitats do Parque Natural da Serra de São Mamede.

PNSSM - Vale Porto da Espada Carlos Franco
Vale do Porto da Espada (® Carlos Franco). 

O Parque Natural da Serra de S. Mamede é uma área com grande diversidade de habitats, sendo especialmente importante do ponto de vista fitogeográfico. Com efeito, devido às caracteristicas geomorfológicas e climáticas da serra, que se constitui como uma barreira continental à influência atlântica, o Parque é o limite sul para muitas espécies e comunidades vegetais de distribuição preferencialmente atlântica. Assim, estas podem observar-se sobretudo nas vertentes norte e oeste, onde ocorre uma precipitação apreciável. Em contraste, as vertentes a sul e leste estão sujeitas a uma maior influência mediterrânica, sendo substancialmente mais xéricas.

Habitats presentes

5 Matos esclerófilos
53 Matos termomediterrânicos pré-estépicos
5330 [PDF 285 KB] Matos termomediterrânicos pré-desérticos

6 Formações herbáceas naturais e seminaturais
63 Florestas esclerófilas sujeitas a pastoreio (montados)
6310 [PDF 222 KB] Montados de Quercus spp. de folha perene 

8 Habitats rochosos e grutas
82 Vertentes rochosas com vegetação casmofítica
8220 [PDF 242 KB] Vertentes rochosas siliciosas com vegetação casmofítica
8230 [PDF 285 KB] Rochas siliciosas com vegetação pioneira da Sedo-Scleranthion ou da Sedo albi-Veronicion dillenii
 
9 Florestas
91 Florestas da Europa temperada
91E0 [PDF 368 KB] Florestas aluviais de Alnus glutinosa e Fraxinus excelsior (Alno-PadionAlnion incanae, Salicion albae) * Nota: habitat prioritário
92 Florestas mediterrânicas caducifólias
9230 [PDF 308 KB] Carvalhais galaico-portugueses de Quercus robur e Quercus pyrenaica

Carvalho-negral
PNSSM - Carvalhal Carvalho-negral António Tavares
Carvalhal (® Carlos Franco) e carvalho-negral (® António Tavares).

Na parte norte do Parque é de realçar a presença do carvalho-negral Quercus pyrenaica (habitat 9230), em comunidades frequentemente associadas a afloramentos graniticos. Este local tem ainda a particularidade de conter áreas onde o carvalho-negral ocorre sob a forma de montado, formações raríssimas a nível nacional. 

Vegetação ripícola
Ao longo do rio Sever, onde predominam os amiais Alnus spp (habitat 91E0), e cujo vale, por vezes encaixado, é marginado por afloramentos rochosos de xisto onde ocorrem comunidades rupícolas (habitats 8220 e 8230) e matos arborescentes (carrascais e outras comunidades edafo-xerófilas, i.e. que toleram a secura) (habitat 5330).

Regista-se ainda a presença de outros habitats em bom estado de conservação, nomeadamente montados de sobro e azinho, e, nas zonas aplanadas, extensas manchas de piornais de Retama sphaerocarpa (habitat 5330). 

Montado de azinho e sobro
A sul do Parque, ocorrem áreas tipicamente mediterrânicas, com excelentes montados (habitat 6310) de azinho Quercus rotundifolia e de sobro Quercus suber, predominando os sistemas extensivos de sequeiro.