Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Parque Nacional da Peneda-Gerês / Estatutos | Ordenamento

Estatutos | Ordenamento

Estatutos | Ordenamento
Estatutos de conservação, legislação, ordenamento e gestão do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Reserva Biogenética. Rede Natura 2000. Reserva da Biosfera.

PNPG Corço - Capreolus capreolus
Corço - Capreolus capreolus.

 

Ordenamento

 

 

 

Reserva da Biosfera

 

Logo Reserva da Biosfera transfronteiriça Gerês-Xurés

O Programa "Reserva da Biosfera" (Man and the Biosphere - MaB) foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre as pessoas e o seu meio. Busca o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

O objetivo central do Programa é promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o ambiente em todo o planeta.

A criação da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês, (inclui os territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês, do Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurés e concelhos abrangidos de ambos os lados da fronteira) procura garantir este objetivo num território de fronteira já classificado e que, assim, assume cada vez maior importância a nível da conservação da natureza e da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável.