Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Reservas Naturais

Reservas Naturais

Reservas Naturais: das Berlengas; das Dunas de São Jacinto; do Estuário do Sado; do Estuário do Tejo; das Lagoas de Santo André e da Sancha; do Paul de Arzila; do Paul do Boquilobo; do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António; e da Serra da Malcata.

Reserva Natural das Berlengas

A Reserva Natural das Berlengas (RNB), situada a escassas milhas do cabo Carvoeiro, é constituída por três grupos de ilhéus que formam o arquipélago das Berlengas: a Berlenga Grande e Forcadas.

ver +

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

A Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ) situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto, limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da Ria de Aveiro. Ocupa parte do território da freguesia de São Jacinto no concelho de Aveiro.

ver +

Reserva Natural do Estuário do Sado

A Reserva Natural do Estuário do Sado (RNES) abrange o essencial do estuário do Sado, e estende-se por território pertencente aos concelhos de Alcácer do Sal, Grândola, Palmela e Setúbal.

ver +

Reserva Natural do Estuário do Tejo

A Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET) é composta por cerca de dois terços de águas estuarinas e abrange território pertencente aos concelhos de Alcochete, Benavente e Vila Franca de Xira.

ver +

Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha

A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha (RNLSAS) estende-se ao longo de 15 km do litoral, abrangendo uma faixa terrestre de largura variável de 2 a 3 km e uma faixa marítima com 1,5 km de largura. As lagoas de Santo André e da Sancha são um sistema lagunar costeiro de relevante importância biológica.

ver +

Reserva Natural do Paul de Arzila

A classificação à Reserva Natural do Paul de Arzila (RNPA), deve-se, especialmente, à sua importância ornitológica, sendo: zona de passagem outonal para aves migradoras transarianas; área de alimentação e repouso para várias espécies, abrigo de espécies nidificantes estritamente paludícolas e local de invernada de espécies paleárticas.

ver +

Reserva Natural do Paul do Boquilobo

A Reserva Natural do Paul do Boquilobo (RNPB) acompanha um troço do rio Almonda, que nasce na Serra de Aire e desagua na margem direita do Tejo, constituindo uma zona húmida com características de paul, inundada sazonalmente pelo transbordo do Almonda e do Tejo.

ver +

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António

A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº António (RNSCMVRSA) localiza-se no sudeste algarvio, perto da foz do rio Guadiana, abrangendo um território integrado nos dois concelhos que lhe dão o nome: Castro Marim; e Vila Real de Sto António.

ver +

Reserva Natural da Serra da Malcata

A Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) localiza-se entre a vila de Penamacor e a cidade do Sabugal, junto à fronteira com Espanha. O seu símbolo é o lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo.

ver +

Acções do Documento