Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Reservas Naturais / Reserva Natural das Berlengas / Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização
Porque foi classificada a Reserva Natural das Berlengas. Caracterização e mapa.

Berlenga vista de Peniche CGV
A Berlenga Grande vista de Peniche  (® Cristina Girão Vieira).

Classificação

A importância das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de interessante património arqueológico subaquático foram outros tantos fatores que pesaram na classificação do arquipélago como Reserva Natural (Decreto-Lei nº 264/81, de 3 de setembro).

Caracterização

A Reserva Natural das Berlengas compreende uma área muito vasta de reserva marinha situada na envolvente do arquipélago.

Extensão total aproximada de 9.560 ha (área terrestre da Reserva - ca. 104 ha; área marítima - ca. 9.456 ha).

Arquipélago oceânico composto por numerosas ilhas e rochedos de contorno irregular, com encostas escarpadas, dispostas em três grupos, nomeadamente a Berlenga, as Estelas e os Farilhões-Forcadas. O arquipélago fica situado na Plataforma Continental da fachada oeste da Península Ibérica, cerca de 6 milhas para ocidente do cabo Carvoeiro, junto da cidade de Peniche.

Mapa

Clique na imagem para ampliar [JPG 370 KB]

RNB-mapa

 

RNB - logotipo

O airo Uria aalge, ave adotada como símbolo da Reserva Natural e, em muitos aspetos, muito semelhante ao pinguim das paisagens antárticas, tem na Berlenga o seu único local de nidificação em Portugal.

Conteúdo relacionado
Contactos Áreas Protegidas
Acções do Documento