Você está aqui: Entrada / ÁREAS PROTEGIDAS / Reservas Naturais / Reserva Natural do Estuário do Sado / Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização

Classificação | Caracterização
Porque foi classificada a Reserva Natural do Estuário do Sado. Caracterização e mapa.


RNES - estuário do Sado visto da margem sul - CGV

Estuário do Sado visto da margem sul (® Cristina Girão Vieira).

 

Classificação

A Reserva Natural do Estuário do Sado foi criada pelo Decreto-Lei nº 430/80, de 1 de outubro, visando fundamentalmente assegurar a manutenção da vocação natural do estuário, o desenvolvimento de atividades compatíveis com o equilíbrio do ecossistema estuarino, a correta exploração dos recursos, a defesa de valores de ordem cultural ou científica, bem como a promoção do recreio ao ar livre.

A Reserva Natural do Estuário do Sado tem um reconhecível valor científico que ultrapassa as fronteiras do nosso país tendo sido classificada internacionalmente como Zona de Proteção Especial para as Aves (PTZPE0011 - Estuário do Sado) ao abrigo da Diretiva 79/409/CEE (revogada pela Diretiva 2009/147/CEDiretiva Aves), PTCON0011 - Sítio Estuário do Sado ao abrigo da Diretiva 92/43/CEE (Diretiva Habitats), Sítio Ramsar ao abrigo da Convenção de Ramsar, como Área Importante para as Aves Europeias (designação da Comissão Europeia) e Biótopo CORINE (C14100013), ao abrigo do programa CORINE 85/338/CEE.

Com a criação da Reserva em 1980, foi simultaneamente criada, dentro dos seus limites, a Reserva Botânica das Dunas de Tróia, atendendo ao estado de conservação da vegetação natural das formações dunares, nela se encontrando espécies endémicas, aromáticas e emblemáticas, todas elas protegidas pela Diretiva 92/43/CEE (Diretiva Habitats).


Caracterização

A Reserva Natural do Estuário do Sado situa-se no distrito de Setúbal e abrange os concelhos de Setúbal, Palmela, Alcácer do Sal e Grândola. No município de Setúbal compreende as freguesias da Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e Praias do Sado. Em Palmela, a freguesia da Marateca. Em Alcácer do Sal, as freguesias da Comporta e União das Freguesias de Alcácer do Sal (Sta. Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana. Finalmente, no município de Grândola, a freguesia do Carvalhal.

Estende-se desde a linha de caminho de ferro do vale do Sado a norte e a estrada nacional nº 253 Comporta-Alcácer, a sul.

NUTS: Região Lisboa e Vale do Tejo; e Alentejo.
Superfície: 23.160 ha.
Altitude máxima: 40 m.

Mapa

Clique na imagem para ampliar [JPG 400 KB]
RNES - mapa com legenda

Topo

RNES - logotipo

O símbolo desta Reserva Natural é o roaz-corvineiro Tursiops truncatus. O estuário do sado alberga a única comunidade desta espécie residente em território português.

Acções do Documento