Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Inventário Florestal Nacional / IFN5 / Relatório Final IFN5 - FloreStat

Relatório Final IFN5 - FloreStat

Relatório Final do 5.º Inventário Florestal Nacional - permite disponibilizar a informação relativa aos objectivos, métodos e resultados obtidos com o IFN5 para Portugal continental e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Aplicação FloreStat.

 

O Relatório Final do 5.º Inventário Florestal Nacional (IFN5) permite disponibilizar a informação relativa aos objectivos, métodos e resultados obtidos com este inventário para Portugal continental, regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, regiões NUTS de nível II e regiões PROF para diversos atributos da floresta portuguesa, tais como volumes, biomassas, carbono, modelos de combustível e erosão, entre outros. A aplicação informática designada FloreStat, disponível em CDROM  permite a consulta de toda a informação numérica produzida.

O IFN5 foi baseado numa cobertura aerofotográfica digital realizada durante os anos de 2004 a 2006 e em levantamentos de campo efetuados entre dezembro de 2005 e junho de 2006. O FloreStat é uma aplicação para consulta dos resultados do 5.º Inventário Florestal Nacional, desenvolvida para permitir consultar todos os indicadores produzidos no IFN5, agregados em quatro temas: áreas de uso/ocupação do solo; estrutura; produção; e condição dos povoamentos. Estas consultas podem ser realizadas, dependendo do indicador, para as unidades territoriais Portugal, Portugal continental, regiões NUTS II, regiões NUTS III, regiões PROF e concelhos.

Nota: a publicação pode ser adquirida nos serviços centrais do ICNF. Aconselha-se que contacte primeiro os serviços para saber da disponibilidade da mesma. 

Como se mencionou acima o FloreStat é uma aplicação para consulta dos resultados do 5.º Inventário Florestal Nacional; esta aplicação encontra-se disponível de duas formas: por CD; ou descarregando os ficheiros a partir desta página.

Os resultados de cada consulta são disponibilizados à e ao utilizador através de tabelas em Microsoft Excel.

Caso não tenha este programa instalado no computador, o utilizador poderá fazer o download gratuito do Microsoft Excel Viewer no sítio http://www.microsoft.com/downloads/.

Nota: caso a aplicação não seja iniciada automaticamente quando inserir o CD  no seu computador, deverá executar o programa FloreStat_IFN5.exe. Na aplicação através do botão “Ajuda” acede-se às instruções do seu funcionamento, à metodologia utilizada no IFN5 e ainda ao Glossário de termos utilizados.

Acções do Documento