Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Fitossanidade Florestal

Fitossanidade Florestal

Programa Operacional de Sanidade Florestal (POSF). Planos de atuação. Relatórios. Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP). Processionária-do-pinheiro. Cancro-resinoso-do-pinheiro. Pulgão-dos-carvalhos. Gorgulho-do-eucalipto. Sugador-de-pinhas. Murchidão-do-freixo. Inspeção fitossanitária. Informação e sensibilização. Perguntas frequentes.

Programa Operacional de Sanidade Florestal

O Programa Operacional de Sanidade Florestal (POSF) estabelece medidas e ações de prevenção e controlo, definindo as bases de intervenção para a redução dos riscos de introdução, de dispersão e de danos provocados por agentes bióticos nocivos. Define também as entidades com competências na implementação dessas medidas e ações, perspetivadas para os vários grupos de agentes bióticos nocivos e para os diferentes sistemas florestais.

Programa Operacional de Sanidade Florestal - Ler Mais

Planos e Relatórios

PLANOS. Planos de atuação para prospeção, monitorização e controlo de agentes bióticos nocivos, agregados de acordo com a classificação dos agentes bióticos em organismos de quarentena ou não quarentena: planos de ação – organismos de quarentena detetados em Portugal (nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP) – cancro-resinoso-do-pinheiro); planos de contingência – organismos de quarentena não detetados em Portugal (murchidão-do-freixo); e planos de controlo – organismos de não quarentena (gorgulho-do-eucalipto e sugador-de-pinhas). RELATÓRIOS - Relatórios nacionais de prospeção, monitorização e controlo de agentes bióticos nocivos, de caráter geral e por agente biótico.

Planos e Relatórios - Ler Mais

Agentes Bióticos Nocivos

Cancro-resinoso-do-pinheiro fungo 'Gibberella circinata'/'Fusarium circinatum'. Gorgulho-do-eucalipto 'Gonipterus platensis' Marelli. Murchidão-do-freixo (“Dieback” do freixo) - fungo 'Hymenoscyphus pseudoalbidus' (ou 'Chalara fraxinea', na forma assexuada). Nemátodo-da-madeira-do-pinheiro (NMP) 'Bursaphelenchus xylophilus'. Processionária-do-pinheiro vulgo "lagarta-do-pinheiro". Pulgão-dos-carvalhos 'Altica quercetorum'. Sugador-de-pinhas 'Leptoglossus occidentalis'. Vespa-das-galhas-do-castanheiro 'Dryocosmus kuriphilus'.

Agentes Bióticos Nocivos - Ler Mais

Editais | Circulares | Avisos

Fitossanidade Florestal - Editais, Circulares e Avisos.

Editais | Circulares | Avisos - Ler Mais

Divulgação e Informação

Fitossanidade florestal. Divulgação e informação. Folhetos sobre os agentes bióticos nocivos, publicações e apresentações, manuais.

Divulgação e Informação - Ler Mais

Enquadramento Legal

Legislação sobre fitossanidade florestal.

Enquadramento Legal - Ler Mais

Perguntas Frequentes

Perguntas frequentes (FAQ's) sobre fitossanidade florestal.

Perguntas Frequentes - Ler Mais

Acções do Documento