Você está aqui: Entrada / FLORESTAS / Fitossanidade Florestal / Planos e Relatórios / Planos de Controlo / Gorgulho-do-eucalipto, Gonipterus platensis

Gorgulho-do-eucalipto, Gonipterus platensis

Plano de Controlo para o inseto 'Gonipterus platensis' (gorgulho-do-eucalipto) 2ª fase - 2014-2015. Inseto desfolhador, que se alimenta das folhas do eucalipto ('Eucalyptus' spp.).

O Gonipterus platensis, também conhecido por gorgulho-do-eucalipto, é um inseto desfolhador, que se alimenta das folhas do eucalipto (Eucalyptus spp.). Em Portugal, este inseto é considerado uma praga, tendo sido detetado pela primeira vez, em 1995, no norte do país.

Da sua ação podem resultar significativas perdas de produtividade, podendo mesmo, em casos mais graves, ocorrer uma perda total de produtividade dos povoamentos.

No sentido de minimizar estes efeitos foi elaborado, em 2011, o Plano de Ação Nacional para o controlo das populações de Gonipterus platensis, atualizado em 2013 através do Plano de controlo para o inseto Gonipterus platensis (gorgulho-do-eucalipto) – 2.ª fase: 2014-2015, o qual pretende alcançar os seguintes objetivos:

  • aumentar a produtividade das plantações de eucalipto, a médio prazo;
  • controlar as populações de Gonipterus platensis;
  • contribuir para reduzir os níveis de dano causados pelo gorgulho-do-eucalipto; e
  • promover a sensibilização e divulgação de informação aos produtores de eucalipto.


A execução deste plano assenta em 4 eixos estratégicos e 12 objetivos operacionais, concretizados em 23 ações, através da intervenção conjunta do ICNF, I.P., da DGAV, do INIAV, I.P., das empresas associadas da CELPA e do RAIZ. O sucesso da implementação das medidas previstas no plano depende igualmente da intervenção ativa dos(as) produtores(as) e proprietários(as) florestais e dos(as) prestadores(as) de serviços.

Última atualização: 2015-11-19

 

Acções do Documento