SI ICNF - RJAAR

Perguntas frequentes sobre o sistema de informação do regime jurídico aplicável às ações de arborização e rearborização (Dec.-Lei n.º 96/2013, de 19 de julho e Portaria n.º 204/2014, de 8 de outubro). Notas prévias: - Antes de entrar no RJAAR Si ICNF deverá ler o manual de instruções. - Os browser a utilizar deverão ser o Mozilla Firefox ou o Google Chrome
Show or Hide answer 21. Quero submeter um pedido de autorização para acções de arborização ou rearborização. O que devo fazer?

Para submeter um pedido de autorização deve aceder à plataforma electrónica do ICNF disponível em: http://si.icnf.pt/

Show or Hide answer 22. O que faço para me registar?

a) Aceda à plataforma: http://si.icnf.pt/

b) Carregue na ligação: Formulário de Registo

c) Receberá uma mensagem eletrónica de ativação (no endereço eletrónico -  e-mail - que indicou) com uma ligação (link) para a ativação do seu registo.

Show or Hide answer 23. Já era utilizador da anterior aplicação do RJAAR; o que devo fazer?

a)    Deve aceder ao endereço http://si.icnf.pt/ e usar a opção ‘Se já se registou e perdeu a password pode recuperá-la’
b)    Receberá uma mensagem eletrónica (e-mail) para a recuperação da palavra passe; siga as instruções e após a recuperação já poderá fazer login.
c)    Quando fizer login pela primeira vez no novo sistema deve completar os seus dados no menu contactos/editar.

Show or Hide answer 24. Como altero a minha palavra passe?

No canto superior direito do ecrã, onde aparece a sua identificação, ao fazer click com o rato sobre esta aparece o formulário de alteração de palavra passe.

Show or Hide answer 25. Já estava registado e ao tentar recuperar a palavra passe não recebo a mensagem de correio eletrónico de recuperação; o que devo fazer?

Deve enviar mensagem para rjaar@icnf.pt com o seu NIF e respetivo endereço eletrónico (e-mail) onde devia receber a notificação para que este seja verificado e actualizado na aplicação.

Show or Hide answer 26. Pretendo que outra pessoa submeta o pedido de autorização em meu nome. Como faço?

Registe-se na plataforma e nomeie essa pessoa/entidade como seu Representante.

Show or Hide answer 27. Como posso nomear um representante?

Ao fazer login na plataforma aceda ao menu Ajuda/Geral/Representações/Nomear Representante e proceda de acordo com o indicado.

Show or Hide answer 28. Tentei que outra pessoa fosse meu representante mas obtenho uma mensagem de erro. O que fazer?

Assegure-se que o seu representante já está registado no sistema. Só pode nomear como seu Representante uma pessoa/entidade que já esteja registada.

Show or Hide answer 29. Já indiquei um representante. A representação já está válida?

Para que a representação seja válida, o representante deverá aceitar a sua nomeação.

Show or Hide answer 30. Fui nomeado como representante; o que tenho de fazer?

Ao fazer login na plataforma aceda ao menu Ajuda/Geral/Representações/Aceitar nomeação de representante e proceda de acordo com o indicado.

Show or Hide answer 31. Quero submeter um pedido como representante de outra pessoa. Como fazer?

Ao fazer login na plataforma aceda ao menu Ajuda/Geral/Representações/Aceder à plataforma como representante e proceda de acordo com o indicado.

Show or Hide answer 32. Já entrei na plataforma e pretendo submeter um pedido. O que tenho de fazer para iniciar o pedido?

a)    Se o pedido diz respeito a um prédio já criado, prossiga na área de pedidos, carregando em [criar novo pedido].
b)    Se o pedido diz respeito a um prédio que ainda não consta do sistema, crie primeiro o prédio acedendo ao Menu “Prédio” e só depois abra o separador “Pedidos”.
c)    Deve percorrer os vários separadores e ir preenchendo o formulário. O esquema de navegação obedece a uma lógica de navegação da esquerda para a direita e de cima para baixo.

Show or Hide answer 33. Tenho de digitalizar o prédio?

A georreferenciação do prédio, quer seja desenhada no geovisualizador da plataforma, quer seja importada em ficheiro formato shapefile, é opcional. Contudo, tem sempre que criar o prédio no Menu [prédios], preenchendo todos campos obrigatórios.

Show or Hide answer 34. O artigo matricial é obrigatório mas não existe cadastro para o meu prédio; o que devo fazer?

Nestes casos deverá indicar o n.º da matriz das finanças.

Show or Hide answer 35. Já preenchi todos os separadores. E agora como envio o pedido?

Para submeter o pedido utilize o botão [submeter] disponível no topo do separador Resumo. Este botão só fica visível quando não estão listados erros ou incoerências que impeçam a sua submissão.

Show or Hide answer 36. Já preenchi o formulário e não consigo ver onde submeter o pedido (o botão não está ativo/não aparece).

O botão [submeter] só fica visível e disponível no topo do separador Resumo, quando não estão listados, neste mesmo separador, erros ou incoerências que impeçam a sua submissão.

O sistema procede a validações internas e dá alertas sobre as situações de erro, omissões ou incoerências. Neste caso, vá à caixa em causa e corrija.

O sistema só permite submeter quando já não existem erros.

Show or Hide answer 37. Cancelei sem querer o pedido; o que fazer?

Deve criar de novo o pedido que foi cancelado pelo utilizador.

Show or Hide answer 38. O sistema está muito lento/não visualizo o conteúdo integral das caixas.

Certifique-se que usa como browsers Firefox ou Google Chrome pois o Internet Explorer não é compatível com algumas das funcionalidades da plataforma.

Show or Hide answer 39. Estou a tentar carregar uma shapefile na aplicação mas dá erro; o que fazer?

a)    Certifique-se que a shapefile cumpre os requisitos definidos no ponto 2.3 do menu Ajuda.
b)    Se está a utilizar o ArcGis, como este não permite um atributo com o nome “ID”, para a shapefile ficar de acordo com os requisitos sugere-se que utilize por exemplo o QuantumGis para adicionar esse campo.
c)    Certifique-se que está a comprimir corretamente os ficheiros que devem constar no ficheiro.zip já que a aplicação não permite a existência de subpastas dentro do ficheiro zipado.

Show or Hide answer 40. Qual o procedimento para comprimir corretamente os ficheiros da shapefile para fazer upload?

Para comprimir corretamente deve:
a)    selecionar os ficheiros que compõem a shapefile (pelo menos os 4 ficheiros com as extensões .prj, .dbf, .shp e .shx)
b)    com o botão direito do rato escolher a opção ‘Enviar para’ e a subopção ‘Pasta comprimida(zipada)’
c)    o ficheiro .zip resultante desta operação deve ser o que utiliza para fazer upload na plataforma.

Show or Hide answer 41. Ao tentar carregar (fazer upload de) uma shapefile obtenho o erro ‘O ficheiro submetido não contém geometrias associadas à localização do requerimento’; o que devo fazer?

a)    Verifique que a shapefile está a cumprir os requisitos definidos no ponto 2.3 do menu Ajuda nomeadamente no que se refere ao atributo “ID” com a referência ao nome de cada parcela.
b)    Verifique que o sistema de projeção é o definido nos requisitos (PT-TM06/ETRS89 - European Terrestrial Reference System)

Show or Hide answer 42. Ao tentar carregar (fazer upload de) uma shapefile obtenho o erro ‘Geometria <nome da shapefile: Geometrias do tipo Polygon devem ser constituídas por um conjunto de 3 a 15000 pontos separados por, pelo menos, 0,5m de distância’; o que devo fazer?

Para que esta shapefile consiga ser submetida deverá simplificar a respetiva geometria do seguinte modo (exemplo em QGIS): Com a layer ativa, ir a Vector > Ferramentas de Geometria > Simplificar geometrias e escolher uma tolerância de, pelo menos, 0,5m e Guardar um novo ficheiro. Como consequência esta nova shapefile terá menos nós, o que lhe vai permitir submete-la no sistema.

Show or Hide answer 43. Posso utilizar shapes que estão noutro sistema de coordenadas?

Sim. Para isso deverá proceder à sua reprojeção, utilizando, de preferência o método das grelhas - Método de conversão de coordenadas desenvolvido em Portugal pelo Prof. José Alberto Gonçalves da Universidade do Porto http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/index.htm .

A conversão de coordenadas para PT-TM06/ETRS89 (EPSG:3763) pode ser efetuada, através de vários softwares, nomeadamente com recurso ao QGIS (www.qgis.org) utilizando o plugin “Transformação de Datum para Portugal” desenvolvido pelo grupo de utilizadores QGIS PT (http://www.qgis.pt/plugins.html).

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