Você está aqui: Entrada / O ICNF / Perguntas Frequentes / Business & Biodiversity

Business & Biodiversity

Iniciativa Business & Biodiversity em Portugal
Show or Hide answer O que é a Iniciativa Business & Biodiversity?

A Iniciativa “Business and Biodiversity” (B&B) é uma iniciativa da União Europeia e em Portugal é promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

A Iniciativa B&B, procura promover, através de acordos voluntários e assente em compromissos públicos, um campo comum para a colaboração entre o negócio e a biodiversidade, que favoreça a introdução da biodiversidade nas estratégias e políticas das empresas contribuindo para parar a perda da biodiversidade a nível local, nacional e global.

A Iniciativa B&B é voluntária e assenta em compromissos públicos das empresas/organizações que aderem.

Show or Hide answer Como pode uma empresa aderir à Iniciativa Business & Biodiversity ?

A adesão à Iniciativa B&B é efetuada através de um Memorando de Entendimento.

Este documento, é elaborado pela empresa, que explicita o setor da sua actividade, a sua política para a biodiversidade e o  acordo que pretende formalizar (não existem formulários mas podem ser consultados no site da Iniciativa B&B os compromissos já firmados).

A metodologia estrutura-se numa avaliação da atividade da empresa relativamente à biodiversidade sobre a qual se estrutura um Plano de Ação para esta e do qual resultam projetos concretos.

A formalização da adesão é efetuada através da assinatura do documento (que pode ser designado por compromisso ou memorando de entendimento) pela ou pelo responsável da empresa aderente e pelo(a)  Presidente do Conselho Diretivo do ICNF

Desde o início da pretensão da adesão até à sua formalização poderão ser estabelecidos contactos com o ICNF, que atua na Iniciativa como facilitador e nunca como beneficiário da atuação da empresa. Nestes contactos, informais, poderá ser discutido um primeiro esboço de compromisso elaborado pela empresa/organização que será construído de acordo com as sugestões que, eventualmente, surjam.

A adesão pressupõe um compromisso de divulgação da atuação em matéria de biodiversidade e da sua integração no processo de decisão empresarial.

Show or Hide answer Como se estrutura o memorando de entendimento?

Não existe uma abordagem única para estruturar o memorando de entendimento, mas uma das formas possíveis é:

1 - Identificar a relação da biodiversidade com a empresa

A relação com a biodiversidade deverá ser estabelecida, não só identificando os potenciais impactes da atividade sobre a biodiversidade mas sim relativamente à dependência da empresa com a  biodiversidade e com serviços dos ecossistemas. Esta identificação não exclui a necessidade de serem avaliados os efeitos negativos e positivos, diretos e indiretos da atividade na biodiversidade.

A ligação deverá ser pensada na ótica da dependência da biodiversidade e incluir a biodiversidade no modelo de gestão empresarial. Assim, a biodiversidade deverá ser um fator de ponderação nos respetivos investimentos e projetos.

2 - Desenvolver uma estratégia

Uma estratégia de biodiversidade deverá ser delineada de forma a que as ações não se limitem ao cumprimento dos normativos legais.

Poderá ser identificado o que já existe em termos de dados e projetos relacionados com a biodiversidade para estabelecer o grau de envolvimento da empresa e identificar os aspetos que deverão ser melhorados.

3 - Desenvolver um plano de ação

3.1 - Definir a área de intervenção  (que poderá ser a adoção de medidas de atuação a nível interno da empresa ou projetos de conservação).

3.2 - Definir os objetivos (tendo em atenção o setor de atividade, os recursos disponíveis e a estratégia de biodiversidade).

3.3   - Identificar as ações (de acordo com a estratégia adotada, área de intervenção e objetivos definidos.  Poderão ser projetos, ações e atividades).

Show or Hide answer Onde obter mais informação sobre a Iniciativa B&B?

Pode obter mais informações no sítio da Iniciativa B&B.

 

 

 

Acções do Documento