Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Destaques / Intervenção em azinheira secular no Parque Natural do Vale do Guadiana

Intervenção em azinheira secular no Parque Natural do Vale do Guadiana

Intervenção em azinheira secular no Parque Natural do Vale do Guadiana

A 23 e 24 de janeiro de 2017, na Herdade do Monte do Barbeiro, freguesia de Alcaria Ruiva, concelho de Mértola, foi realizada uma intervenção numa azinheira de valor patrimonial elevado, pelos Sapadores Florestais de Ourique sob coordenação e acompanhamento dos técnicos do ICNF e do Gabinete Técnico Florestal do Município de Mértola.

Inserida na Zona de Proteção Especial do Vale do Guadiana, esta árvore distingue-se doutras da sua espécie pelas suas características invulgares, das quais se destacam um Perímetro à altura do Peito (PAP) de 3,56m, uma copa com 23,28m de diâmetro médio e uma área com cerca de 487m2 de copa.

az1.jpg

az2.jpg

Azinheira (Quercus rotundifolia) no Monte do Barbeiro, Alcaria Ruiva, Mértola

A intervenção consistiu numa poda ligeira com o corte de ramos secos ao longo das pernadas quase horizontais e a poucos centímetros de tocar o solo, com o objetivo de aligeirar o peso e evitar o aparecimento de mais pontos frágeis que facilitem a entrada de elementos patogénicos que levem à quebra de pernadas e à depreciação ou morte prematura da azinheira.

 

Com o apoio da Câmara Municipal de Mértola propõe-se ainda a colocação de prumos nas pernadas para evitar a deterioração da copa da árvore. Esta intervenção de maior complexidade será feita no verão.
 
az3.jpg
 
az4.jpg
Merecedora de uma atenção especial pelo seu notável porte, idade e singularidade, brevemente vai ser proposta a classificação deste exemplar como Árvore de Interesse Público.

Acções do Documento