Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Campanha Internacional de Anilhagem | 1 agosto a 15 outubro

Campanha Internacional de Anilhagem | 1 agosto a 15 outubro

Campanha Internacional de Anilhagem | 1 agosto a 15 outubro

Pormenores do evento

Quando

2017-08-01 06:00 até
2017-10-15 21:00

Onde

Lagoa de Sto André

Adicionar evento ao calendário

 2017-10-15-anilhagem.jpg

Desde 1977 que o CEMPA tem vindo a realizar anualmente, na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, campanhas internacionais de captura e anilhagem de aves durante a migração Outonal, tendo como principal objetivo, para além da monitorização da referida migração, a formação de anilhadores e ornitólogos portugueses. Desde aquela data foram já capturadas e anilhadas, nestas campanhas, 123 258 aves de 173 espécies.
 
Para além do interesse científico da anilhagem e das possibilidades que a informação obtida pode representar sobre o conhecimento e conservação da avifauna, estas campanhas têm sido igualmente importantes para a formação e atualização dos anilhadores, já que o seu processo de formação é dinâmico e a troca de experiências entre ornitólogos, profissionais ou amadores, desempenha nesse mesmo processo, um papel muito importante.
 
As campanhas internacionais de anilhagem em Santo André representaram para muitos uma oportunidade de desenvolver ou iniciar o processo de formação como anilhador, tendo sido o instrumento de divulgação e expansão da atividade, e que atualmente reforçada pela instalação da Estação Ornitológica Nacional, a esta cabe em conjunto com o CEMPA, enquanto estruturas do ICNF, grande parte da responsabilidade de manter o esforço de formação e a aquisição de conhecimento sobre a avifauna.
 
O prestígio destas campanhas tem sido nacional e internacionalmente reconhecido, quer em artigos e reportagens em diversas revistas e estações de televisão, assim como no número de anilhadores oriundos de outros países que nela pretendem participar e nela têm participado.
 
Os trabalhos tiveram início em 1 de agosto e terminaram a 15 de outubro. A campanha foi aberta à participação de voluntários que estejam interessados em ajudar nos trabalhos de campo, decorrendo os mesmos diariamente entre as 6 e as 21 horas.
 
Estes trabalhos são efetuados por técnicos e colaboradores voluntários do ICNF, sendo possível abrir os referidos trabalhos a observadores ou mesmo à participação de pessoas que queiram tomar contacto quer com estas espécies quer com a técnica utilizada.
Acções do Documento