Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Dia Mundial das Zonas Húmidas | 2 fevereiro

Dia Mundial das Zonas Húmidas | 2 fevereiro

Dia Mundial das Zonas Húmidas | 2 fevereiro
2 fevereiro - Dia Mundial das Zonas Húmidas. Historial.

Pormenores do evento

Quando

2017-02-02
de 00:00 até 00:00

Adicionar evento ao calendário

A 2 de fevereiro comemora-se por todo o mundo o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, em 1971, da Convenção de Ramsar relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas. 
Em 2016, a Convenção de Ramsar propõe o tema “Zonas Húmidas para o nosso futuro - Modos de vida sustentáveis”, com o objetivo de destacar a importância das zonas húmidas e de apelar à participação pública na conservação destes ecossistemas. 
As zonas húmidas são essenciais para modos de vida sustentáveis…
Os modos de vida ligados à pesca, à cultura do arroz, às viagens, ao turismo e ao abastecimento de água dependem das zonas húmidas. E as zonas húmidas são vitais para nós de muitas outras maneiras. Acolhem uma ampla variedade de seres vivos, protegem o nosso litoral, funcionam como esponjas naturais das cheias e captam dióxido de carbono, regulando as alterações climáticas.
Infelizmente as zonas húmidas são muitas vezes consideradas como terrenos baldios e, desde 1900, mais de 64% das nossas zonas húmidas desapareceram.
Permitir que as pessoas vivam de forma decente e ao mesmo tempo assegurar que as zonas húmidas continuem a produzir os seus bens fundamentais, não precisam de ser objetivos inconciliáveis.
 

       

  • Zonas Húmidas: Meios de vida sustentáveisLER MAIS
  • As Zonas Húmidas são essenciais para meios de vida sustentáveis... Ilustra-o numa fotografia - O Concurso Juvenil de Fotografia sobre Zonas Húmidas começa a 2 de fevereiro de 2016 LER MAIS
  • Zonas Húmidas: Meio de subsistência para mais de mil milhões de pessoas LER MAIS 
  • Guia para professores e organizadores LER MAIS

 

Materiais de apoio à comemoração em 2015

 

Materiais de apoio à comemoração em 2014

 

Historial

A 2 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial das Zonas Húmidas, efeméride que evoca a criação, a 2 de fevereiro de 1971, da Convenção de Ramsar [Convenção sobre as Zonas Húmidas, adotada em Ramsar (Irão)] relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas. Esta visa promover a cooperação internacional e incentivar as ações nacionais no sentido de promover uma gestão racional e sustentável das zonas húmidas. Esta efeméride foi comemorada pela primeira vez em 1997. 

Em 2014, a Convenção de Ramsar associa-se ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, das Nações Unidas, e propõe como tema “as Zonas Húmidas e a Agricultura”, com o objetivo de destacar a importância das zonas húmidas como suporte para esta atividade.

As zonas húmidas têm sido, desde sempre, utilizadas para a agricultura, proporcionando água de boa qualidade e solos férteis. No entanto, encontram-se atualmente ameaçadas devido à sua crescente procura para este fim. Nalgumas regiões do mundo, perderam-se já mais de metade das turfeiras, pântanos, áreas ribeirinhas, zonas litorais e lacustres, e planícies de inundação.

Torna-se assim urgente adotar práticas agrícolas que reduzam os impactos negativos sobre as zonas húmidas, que as recuperem e promovam agroecossistemas multifuncionais. Trata-se de um assunto vasto e complexo, existindo casos de sucesso que é importante divulgar.

Mais de duas mil zonas húmidas por todo o mundo, nos 168 países contratantes da Convenção, estão atualmente catalogadas como Sítios Ramsar, segundo critérios ecológicos, socioculturais e paisagísticos. Portugal declarou, até ao momento, 31 Sítios Ramsar em território continental e no Arquipélago dos Açores, desde que assinou a Convenção em 1980.

 

Mais informação sobre este evento…

Acções do Documento
classificado em: