Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Dia Internacional das Florestas 2016 | Primeiro Ministro participou nas comemorações em Mação

Dia Internacional das Florestas 2016 | Primeiro Ministro participou nas comemorações em Mação

Dia Internacional das Florestas 2016 | Primeiro Ministro participou nas comemorações em Mação
Dia Internacional das Florestas! "Florestas e água" é o tema para 2016! Comemore connosco!

Pormenores do evento

Quando

2016-03-21
de 00:00 até 00:00

Adicionar evento ao calendário

PRIMEIRO MINISTRO EM MAÇÃO
NA COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

 
2016-03-21-macao.JPG

 

VEJA AQUI O VÍDEO 

DIF2016_6171.JPG  DIF2016_6158.JPG

DIF2016_6189.JPG  DIF2016_6239.JPG

 

SABER MAIS

 21mar2016.JPG

Todos os anos, no Dia Internacional das Florestas, celebramos as formas como a floresta e as árvores nos sustentam e protegem. Este ano queremos chamar a atenção para o papel fundamental das florestas no abastecimento do nosso planeta com água doce, que é essencial à vida.


Sabia que:

  • As bacias hidrográficas e as zonas húmidas florestadas fornecem 75% da água doce acessível do mundo;
  • Cerca de um terço das maiores cidades do mundo obtém uma quantidade significativa da sua água potável diretamente de áreas protegidas florestadas;
  • As florestas são filtros de água naturais;
  • As alterações climáticas estão a influenciar a disponibilidade dos recursos hídricos.
 
Veja como as florestas contribuem para satisfazer a nossa necessidade de água aqui  


 ORIGEM E HISTORIAL

 
No Nebrasca (EUA), em 1872, face à escassez de árvores e florestas, a população decidiu dedicar um dia à plantação de árvores. Inicialmente, a comemoração não tinha um dia fixo.
Muitos países se seguiram nesta iniciativa, tendo a primeira "Festa da Árvore" sido comemorada em Portugal, em 1907, estendendo-se estas comemorações, sobretudo durante o período inicial da 1.ª República, até 1917.
 
Em dezembro de 1970, no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Conservação da Natureza, foi retomada a celebração oficial do “Dia da Árvore”, por proposta da então Direcção-Geral dos Serviços Florestais e Aquícolas e da Liga para a Protecção da Natureza. 
 
A Festa passou da Árvore à da Floresta quando, em 1971, a FAO estabeleceu o "Dia Mundial da Floresta" com o objetivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Como consequência, em Portugal, em 1974, foi celebrado o primeiro “Dia Mundial da Floresta”, tendo sido escolhida, como em muitos outros países do hemisfério norte, a data de 21 de março, o primeiro dia de primavera. 
 
Em 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declara o dia 21 de março de cada ano como Dia Internacional das Florestas, encarregando o Secretariado de, em colaboração com os governos e as demais organizações internacionais e da ONU, organizar anualmente as comemorações do Dia Internacional.
 
Da Festa da Árvore ao Dia Mundial da Floresta, Ed. DGF, 2ª ed., 2004. [PDF 3,3 MB]

 

Acções do Documento