Você está aqui: Entrada / O ICNF / Notícias / Eventos / Dia do Parque Natural da Serra de S. Mamede | 30 abril

Dia do Parque Natural da Serra de S. Mamede | 30 abril

Dia do Parque Natural da Serra de S. Mamede | 30 abril
Parque Natural da Serra de S. Mamede. Historial. Informação geral.

Pormenores do evento

Quando

2018-04-14
de 00:00 até 00:00

Nome do Contacto

Adicionar evento ao calendário

Sobre o Parque Natural

A 14 de abril celebra-se a criação do Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM), através do Decreto-Lei n.º 121/89, dessa mesma data.

A serra de S. Mamede, a mais importante dos relevos alentejanos, foi objeto de diversos estudos com vista à sua classificação, em consequência do seu interesse geomorfológico, paisagístico, florístico e faunístico, tendo também sido levado em atenção o facto de estar ameaçada a identidade da sua paisagem humanizada, devido ao desaparecimento dos sistemas tradicionais de uso do solo. A área então classificada é constituída, no essencial, pelas duas unidades geomorfológicas que se diferenciam da unidade regional que é a peneplanície alentejana – a serra e a plataforma de Portalegre (adaptado do preâmbulo do diploma legal que cria o PNSSM). 
 
Trata-se de um espaço que surpreende pela diversidade paisagística bem expressa na variedade da sua geologia e do elenco florístico presente. O simples jogo de altitude e das variedades de exposição, o virar-se para norte ou para sul, refletem-se no coberto vegetal que espelha, de forma clara, as influências atlânticas e mediterrânicas.
 
À diversidade vegetal acrescenta-se a presença de distintas comunidades de animais, com realce para as aves de presa.
 
Populações paleolíticas, árabes e romanas, gente medieval, todas deixaram marcas ao longo de um território em que a agricultura foi sempre a atividade dominante.

 

Acções do Documento
classificado em: