Você está aqui: Entrada / PESCA / Carta Piscícola Nacional

Carta Piscícola Nacional

É disponibilizada, no endereço http://www.cartapiscicola.org/ , informação relativa aos peixes dos rios e albufeiras de Portugal.

NOTA:

Transcreve-se, com pequenas adaptações, a Introdução que se encontra disponível no sítio http://www.cartapiscicola.org/

A Carta Piscícola Nacional (CPN) é uma base de dados que foi disponibilizada pela então Autoridade Florestal Nacional a todas e a todos os interessados nos recursos piscícolas dos ecossistemas fluviais. A CPN tem, como objetivo principal, reunir informação científica relativa aos peixes dos rios e albufeiras de Portugal, disponibilizando-a ao público.

A informação incluída na CPN foi mantida de forma fidedigna relativamente ao conteúdo de cerca de 700 referências bibliográficas (maioritariamente artigos científicos, teses e relatórios técnicos).

Informação sobre a biologia dos peixes pode ser encontrada no link Espécies através de procura, quer pelos nomes científicos quer pelos nomes comuns das espécies. A CPN disponibiliza registos de ocorrências de espécies piscícolas posteriores a 1990, através do link Localizações, onde poderá procurar o nome de um rio, de uma localidade, de uma Estrada Nacional, concelho ou Distrito.

O link Referências permite a procura de trabalhos incluídos na CPN, assim como a sua localização física nas instituições nacionais ou internacionais. Na transposição da informação científica para a CPN foram corrigidas pontualmente algumas imprecisões; porém, em caso de dúvida, aconselha-se a consulta das publicações originais.


A Carta Piscícola Nacional deve ser referenciada da seguinte forma:

  • Ribeiro, F., Beldade, R., Dix, M. & Bochechas, J. 2007. Carta Piscícola Nacional. Direção-Geral dos Recursos Florestais - Fluviatilis, Lda. Publicação Eletrónica (versão 01/2007).
Acções do Documento
classificado em: