Você está aqui: Entrada / PATRIMÓNIO NATURAL / BIODIVERSIDADE / Natura 2000 / Financiamento 2014-2020

Financiamento 2014-2020

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a WWF promoveram no Salão do Marquês do Ministério da Agricultura e do Mar, em Lisboa, dia 24 de janeiro,o workshop
“FINANCIAMENTO DA REDE NATURA 2000 – Mais e melhores oportunidades provenientes dos fundos da UE para 2014-2020".
 
 
Esta iniciativa realizou-se no contexto do projeto da Comissão Europeia "Fortalecer a captação de fundos comunitários para a Rede Natura 2000" tendo como objetivo garantir uma boa compreensão, por parte de todas as partes interessadas, das oportunidades de financiamento da Rede Natura 2000 ao abrigo do próximo Quadro Financeiro Plurianual.
 
Participaram autoridades públicas com responsabilidades em matéria de programação dos futuros fundos europeus estruturais e de investimento, as autoridades competentes do Continente e das Regiões Autónomas e os demais agentes públicos e privados relevantes em matéria de gestão da Rede Natura 2000, nomeadamente empresas, associações de produtores  e representativas de diversos sectores da economia, entidades públicas, representantes da comunidade científica e organizações não governamentais de ambiente.
 
A sessão foi aberta por S. Exa. o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza e contou com a presença do responsável da Unidade Natureza da Direção Geral de Ambiente da Comissão Europeia, de um representante da Direcção Geral de Agricultura e do líder do consórcio, WWF Alemanha.
 
O encerramento esteve a cargo de S. Exa. o Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural [ler intervenção]
 
 
O ICNF apresentou o Quadro de Ações Prioritárias da Rede Natura 2000 (PAF) do Continente para o Período Financeiro Plurianual 2014 - 2020 [PDF 987 KB] e as Regiões Autónomas os PAF para os respetivos territórios.
 
 
 
 
Por contrato estabelecido com a Comissão Europeia, um consórcio europeu liderado pelo WWF Alemanha elaborou um Guia para Financiamento da Rede Natura 2000 no âmbito do quadro financeiro 2014-2020 e um Toolkit para avaliação da consistência dos PAF com os programas operacionais dos Fundos Europeus, que se encontram em versão provisória até à aprovação final da totalidade dos regulamentos comunitários dos diversos fundos:
 
Financing Natura 2000 in 2014‐2020:
 
 
 
Poderão ser consultados os resultados dos workshops realizados neste âmbito nos outros Estados-Membro da UE em: http://www.financing-natura2000.eu/

 

Acções do Documento
classificado em: