Informação Geral

Informações e conselhos úteis para visitar o Parque Natural da Arrábida (PNArr). Quando visitar. Zonas interditas. Mapa.

pnar1 pnar2 pnar3

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.
 
Para mais informações consulte o Parque Natural da Arrábida (ver contactos).
 

No Parque Natural da Arrábida existem vários percursos pedestres. Estamos a proceder a trabalhos de mudanças de trajetos e melhoria dos trilhos, pelo que, de momento, não é possível apresentar aqui os vários percursos que poderão ser feitos a pé.

Logo que os percursos estejam abertos serão disponibilizados, de modo a que possa passear pelo Parque apreciando os aspetos naturais e culturais que esta Área Protegida possui. Até lá poderá utilizar os serviços de empresas licenciadas na prestação de serviços de animação ambiental existentes na região. Consulte também o itinerário automóvel.

Visite também o Museu Oceanográfico - Oceanographic Museum  [PDF 565 KB]
Forte de Sta. Maria, Portinho da Arrábida
Tel. 265 009 982 (NOVO).
Aberto de 3ª a 6ª feira | Open from tuesday to friday 10-16 h
Sábado | Saturday 15-18 h
Encerra domingos e feriados | Closed on sundays and holidays
 

Informa-se que o ICNF não se responsabiliza por quaisquer problemas que possam surgir no decorrer dos percursos sugeridos.

 

Quando visitar?

O Parque Natural da Arrábida pode ser visitado em qualquer altura do ano, dada a amenidade do clima, contudo, do ponto de vista paisagístico, a primavera e o outono são as estações que proporcionam uma paisagem de coloridos mais diversificados.

Tome algumas precauções especiais no inverno, tais como ter em atenção as previsões meteorológicas, evitando a realização de atividades em dias de muita chuva, trovoadas e/ou nevoeiro.

No verão, as atividades deverão ser, preferencialmente, realizadas fora das horas de maior calor e evitando os períodos mais críticos de alerta contra incêndios.

Tenha em atenção:

  • evite visitar o Parque Natural sozinho(a). Contudo, se for esta a opção, informe os seus familiares e/ou amigos(as) sobre o percurso que pretende realizar e qual a hora prevista de chegada;
  • opte por vestuário e calçado simples e confortável. Não se esqueça que os imprevistos podem acontecer: previna-se com agasalhos, alimentos, água, protetor solar e/ou impermeável. Poderá munir-se, também, de telemóvel e lanterna;
  • recorra a uma empresa devidamente certificada se pretender realizar atividades de animação turística e ambiental;
  • transporte consigo o seu lixo até poder colocá-lo num local destinado ao efeito;
  • siga pelos trilhos e caminhos existentes, pois a circulação de veículos e pessoas fora destes locais não é permitida por causar dano à biodiversidade. Lembre-se que o pisoteio compacta os solos e faz apodrecer as raízes das plantas;
  • encontra-se num espaço de uso público, mas, geralmente, de propriedade privada, que deve ser respeitado. Trata-se de um espaço natural onde não pode capturar ou perturbar as espécies, nem deteriorar os biótopos naturais presentes; e
  • as atividades geradoras de ruídos deverão ser minimizadas, limitando ao máximo qualquer perturbação no meio envolvente. Desse modo, poderá observar melhor a fauna.

 

Zonas interditas

São interditas as passagens pela Mata do Vidal, Mata Coberta, Mata do Solitário e Mata do Espichel, por se tratarem de áreas com o estatuto de Área de Proteção Total.

Na Área de Proteção Total a presença humana só é permitida, mediante autorização prévia e por razões de investigação e divulgação científica, vigilância e fiscalização e monitorização ambiental, bem como para a realização de ações de salvaguarda da área e dos interesses de conservação que levaram à sua classificação.

 

Mapa

Clique na imagem para ampliar [JPG 297 KB]
Nota: o Museu Oceanográfico (2) encontra-se algo desviado da sua localização, pois fica no Portinho da Arrábida.

PNArr mapa com legendas

Topo