Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parques Naturais / Parque Natural do Douro Internacional / Perc. Almofala - Sto André das Arribas

Perc. Almofala - Sto André das Arribas

Parque Natural do Douro Internacional. PNDI. Percurso Almofala - Santo André das Arribas. Breve descrição. Pontos de interesse. Ficheiro kmz para visualização do percurso no Google Earth.
PNDI- rio Douro 257-180 pxl Gyps fulvus Grifo planando 257-180 pxl
O Douro entre arribas e um grifo planando sobre o território do Parque Natural.
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Veja o percurso no Google Earth usando este marcador [KMZ 11 KB].
 
Acesso: a partir de Figueira de Castelo Rodrigo siga as indicações para Almofala. Se vier de norte (Barca d'Alva), ao chegar a Escalhão siga para Mata de Lobos e depois para Almofala.
Ponto de partida e chegada: Capela de Santa Bárbara, a norte de Almofala.
Extensão: Cerca de 6,5 km. 
Duração: Aproximadamente 3 h.
Dificuldade: Média. 
Apoios: Sinalizado com marcas e presença de painéis interpretativos.
 

Breve descrição 

O percurso inicia-se na capela de Santa Bárbara a norte de Almofala, seguindo em direção ao Águeda até ao castro de Santo André das Arribas, onde se erguem duas capelas com o mesmo nome, a mais antiga em ruínas. A entrada no recinto das capelas é flanqueada por dois berrões proto-históricos. Aqui é possível fazer um pequeno percurso de menos de um quilómetro em torno do cabeço. São visíveis construções tradicionais, derrubes que restam da antiga muralha e de muros mais recentes de socalcos e, do lado setentrional, uma excecional tomada de vista sobre o vale do Águeda. A partir da entrada do recinto, e seguindo um trilho que se dirige para leste, atinge-se uma vereda que serpenteia ao longo das arribas, troço em que se alerta para uma atenção redobrada pela perigosidade do declive. Bordejando um campo que assinala o fim da vereda, a sinalética indica a direção sul e, através de caminhos vicinais, o sentido inflete para oeste, já com Almofala à vista, até à capela de Santa Bárbara.
 

Pontos de interesse

Património arqueológico (esculturas zoomórficas proto-históricas, castro de Santo André das Arribas, ruínas da capela de Santo André), paisagem do vale escarpado do rio Águeda, pombais tradicionais, paisagem rural (vinhas, parcelas cerealíferas e montados de sobreiro), casario tradicional em Almofala, azinheira centenária.
 
PNDI - Arribas do Douro 180-241 pxl 
Arribas no Douro.