Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parques Naturais / Parque Natural do Douro Internacional / Perc. Ribeira do Mosteiro – Calçada de Alpajares

Perc. Ribeira do Mosteiro – Calçada de Alpajares

Parque Natural do Douro Internacional. PNDI. Percurso pedestre da ribeira do Mosteiro – calçada de Alpajares. Breve descrição. Pontos de interesse.
PNDI - dobras - Mosteiros 240-160 pxl Ciconia nigra Cegonha-preta 257-180 pxl
Dobras nos Mosteiros e cegonha-preta Ciconia nigra em voo.
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 

Para visualizar o percurso no Google Earth descarregue este marcador [KMZ 14 KB]

Acesso: na estrada entre Freixo de Espada à Cinta e Barca d'Alva, desvie para a estrada do Candedo / ribeira do Mosteiro.
Ponto de partida e chegada: foz da ribeira do Mosteiro.
Extensão: cerca de 7,5 km. 
Duração: aproximadamente 4 h. 
Dificuldade: média / elevada.
Apoios: sinalizado com marcas e presença de painéis interpretativos.
 

Breve descrição

O percurso inicia-se na foz da ribeira do Mosteiro, seguindo para norte por caminho vicinal, atravessando a ribeira num pontão e continuando por caminho de pé posto até à Calçada de Alpajares, subindo esta até ao castro de São Paulito e continuando por caminho vicinal até ao Picão de Ana, daí descendo à ribeira através de calçada antiga e atravessando a ribeira pela ponte das Alminhas. Daí continuando pela calçada até ao local de Alminhas e seguindo para sul por pequena estrada municipal até ao primeiro ponto. 
 
O percurso pode incluir dois itinerários alternativos, até à aldeia de Poiares (derivando do Castro de São Paulito) ou até ao Castro de Alva e povoação de Barca d'Alva (derivando da Foz da Ribeira).
 

Pontos de interesse

Geologia - dobras, camadas verticais e falhas nos quartzitos.
Arqueologia - calçada de Alpajares e castros de São Paulito e de Alva.
Flora e fauna e rupícolas - i.e. de zonas rochosas, como a cegonha-negra Ciconia nigra [PDF 150 KB].
Património cultural - moinhos de água abandonados, pombais, parcelas agrícolas mediterrâneas (amendoais, laranjais e olivais), casario tradicional em Poiares e estação ferroviária de Barca d'Alva.
 
PNDI - Fraga na ribeira do Mosteiro 150-250 pxl

Fraga da ribeira do Mosteiro.

Topo