BTT Baixa Lombada

Parque Natural de Montesinho (PNM). Percurso BTT - Baixa Lombada, com 29,2 km, numa área denominada Baixa Lombada. Visualização no Google Earth. 'Roadbook'.
PNM - paisagem Baixa Lombada 1 PNM - pombal 
Campos e pombal tradicional (® Telmo Afonso).
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Acesso: estrada nacional n.º 103-7 [Bragança - Portelo].
Ponto de partida e de chegada: parque de campismo do INATEL Bragança, E. N. 103-7, km 6.
Extensão: 29,2 km. Em asfalto: 6,65 km. Em terra: 22,55 km.
Duração aproximada: 4h.
Dificuldade: média / alta.
Cota mínima / máxima: 597 m / 752 m.
Apoios: restaurantes em Varge e Bragança. Alojamento em Varge, Bragança, bem como nas casas do Parque ou em casas privadas de turismo.
 
Se tiver o Google Earth instalado e pretender fazer uma visita virtual ao percurso, descarregue o ficheiro KMZ [ZIP 42 KB].
 
 

Breve descrição

O percurso, com partida e chegada no parque de campismo INATEL - Bragança, desenvolve-se numa área do Parque Natural de Montesinho denominada Baixa Lombada, uma microregião situada entre os 597 e os 752 m, de marcada influência mediterrânica, drenada pelos rios Igrejas e Onor e pelas ribeiras de Labiados e de Baçal, integrados na bacia hidrográfica do rio Sabor.
 
O primeiro troço faz a ligação entre o parque de campismo e a aldeia de Baçal por uma zona plana entre lameiros, campos de cereal e, aqui e além, pequenas hortas com escassos vinhedos à mistura, entrecortados por sebes de silva, linhas de arvoredo e bosquetes.
 
A partir de Baçal estende-se mais um troço que conduz à aldeia de Sacoias, com características de relevo semelhantes ao troço anterior.
 
O troço seguinte liga as aldeias de Sacoias e Varge. Depois de uma descida até ao rio Igrejas inicia-se a subida mais longa de todo o percurso até atingir o ponto mais elevado. A aproximação à aldeia de Varge faz-se descendo por um caminho íngreme, que se vai suavizando aos poucos, por entre prados verdejantes, até encontrar a EN 308. Estaremos sensivelmente a meio do percurso.
 
A segunda parte faz-se em dois troços: um, mais curto, ligando Varge à aldeia da Aveleda; e outro, mais longo, ligando esta aldeia ao parque de campismo. Grande parte deste troço desenvolve-se ao longo da margem direita da ribeira da Aveleda o que o torna particularmente agradável.
 
PNM - igreja de Sacoias PNM - paisagem Baixa Lombada

Igreja de Sacoias e campo na Baixa Lombada (® Telmo Afonso).

Topo