BTT Tuela

Parque Natural de Montesinho (PNM). Percurso BTT - Tuela. Breve descrição. 'Roadbook'.
PNM - rio Tuela - TA
Rio Tuela (® Telmo Afonso).
 
Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.
 
 
Acesso: estrada municipal 316 a partir de Vinhais.
Ponto de partida e de chegada: aldeia da Moimenta.
Extensão: 27,8 km. Em asfalto: 6,3 km. Em terra: 21,5 km. 
Duração aproximada: 4 h.
Dificuldade: média/alta.
Cota mínima / máxima: 690 m / 1060 m.
Apoios: restaurantes na Moimenta e em Vinhais. Alojamento em Casares, Vinhais, bem como nas casas do Parque Natural de Montesinho ou em casas privadas de turismo.
 
 

Breve descrição

O percurso inicia-se junto à escola primária da Moimenta em direção à ponte do Couço, sobre o rio Tuela. Nesta descida sinuosa, ao longo da encosta, vai notar uma diferença de ambiente ao atravessar o rio com maior caudal desta Área Protegida, passando de um solo granítico para zona xistosa e onde se apercebe da alteração da paisagem com vegetação mais densa, na qual imperam soutos, carvalhal e galeria ripícola (i.e. da vegetação da margem dos cursos de água) junto ao impetuoso rio Tuela.
 
A partir deste ponto prepare-se para uma subida bastante íngreme em direção à estrada asfaltada. À esquerda encontra-se a raia, podendo observar um vasto território fronteiriço.
 
Ao deixar o asfalto na direção sul, vai dar início a nova descida por entre corta-fogos e caminhos até aos Pontões de Dine. Entretanto, siga pela margem direita do rio em direção à aldeia de Montouto, serpenteando a admirável paisagem da serra da Coroa.
 
Já com a aldeia de Montouto à vista, estrategicamente situada numa encosta onde se destaca o casario tradicional, aprecie a vasta paisagem onde se enquadra a aldeia raiana da Moimenta. O granito reaparece, a paisagem transforma-se e a aldeia da Moimenta apresenta a sua riqueza, onde se destacam a igreja matriz, os moinhos de água comunitários e o casario tradicional que surpreendem pela localização de tão rico património!
 
PNM - Carvalhal PNM - rio Tuela 2
Carvalhal e rio Tuela (® Telmo Afonso).

Topo