PR 10 Termas do Tuela

Parque Natural de Montesinho (PNM). Percurso pedestre de Pequena Rota PR 10 - Termas do Tuela. Breve descrição. Mapa. Folheto.

PNM - Termas do Tuela PNM - Lameiros
Termas do Tuela e lameiros (® Telmo Afonso).

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Folheto [PDF 2,2 MB]
 
Acesso: estrada nacional 308-3 a partir de Bragança; ou estrada nacional 103 a partir de Vinhais.
Ponto de partida e de chegada: aldeia de Dine.
Extensão: 8,165 km.
Duração aproximada: 3h.
Dificuldade: média.
Cota mínima / máxima: 650 m / 820 m.
Apoios: sinalização e folheto. Restaurantes na ponte de Castrelos e em Vinhais. Alojamento em Vinhais ou nas Casas do Parque Natural de Montesinho ou em casas privadas de Turismo.
 

Breve descrição

PNM - rio TuelaO percurso estrutura-se em função de um troço da ribeira de Quintela, de um outro do rio ao qual aflui, o Tuela, e das encostas que, pelo nascente, se voltam para o vale drenado por esse mesmo rio e para os relevos da serra da Coroa, entre as aldeias de Fresulfe e de Dine. Desenha um circuito fechado, com pouco mais de 8 km, a altitudes que oscilam entre os 650 m, no leito do rio Tuela, e os 820 m, em Fresulfe. Atravessa várias realidades cenográficas, desde o mosaico agrícola próprio do aro imediato das povoações aos corredores ribeirinhos e prados naturais tributários das linhas de água, passando pelas terras próprias das culturas de sequeiro e por bosquetes de carvalho-negral Quercus pyrenaica, todas elas complementares nos contextos paisagísticos próprios da Terra Fria.
 
Ao longo do percurso são propostos 7 postos especiais de observação:
1 - fornos da cal e Lorga de Dine; 
2 - ribeira de Quintela;
3 - rio Tuela;
4 - termas do Tuela;
5 - moinho de Fresulfe;
6 - Fresulfe; e
7 - Dine.
 
PNM - forno de cal - TA PNM - Lorga de Dine 
Forno da cal e Lorga de Dine (® Telmo Afonso).
 
 

Mapa

Clique na imagem para aumentar [JPG 206 KB].

PNM - mapa do trilho termas do Tuela

Topo