PR 3 Porto Furado

Parque Natural de Montesinho (PNM). PR 3 - Porto Furado. Percurso pedestre com cerca de 8 km. Breve descrição. Mapa. Folheto.
PNM - aldeia de Montesinho PNM - barragem da serra Serrada
Aldeia de Montesinho e barragem da serra Serrada (®Telmo Afonso).
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 
Acesso: estrada nacional 103-7 a partir de Bragança.
Ponto de partida e de chegada: aldeia de Montesinho.
Extensão: 7,763 km.
Duração aproximada: 3h.
Dificuldade: média.
Cota mínima / máxima: 1000 m / 1280 m.
Apoios: folheto. Restaurantes em Montesinho, Rabal e Bragança. Alojamento em Montesinho, Bragança, bem como nas casas do Parque Natural de Montesinho ou nas casas privadas de turismo.
 

Breve descrição

PNM - paisagem na serra de Montesinho PNM - urzal em flor - TA
Paisagem na serra de Montesinho e urzal em flor (®Telmo Afonso).
 
Este percurso circular, com cerca de 8 km, entrelaça-se com pequenos cursos de água que escorrem do alto da serra, indo engrossar a ribeira das Andorinhas, afluente do Sabor. A paisagem é profundamente marcada pelos afloramentos graníticos de formas arredondadas, emergindo por entre um coberto vegetal dominado por matos (urze Erica spp., carqueja Pterospartum tridentatum ssp. tridentatum, charguaço Helianthemum umbellatum), manchas de carvalho-negral Quercus pyrenaica e por lameiros que ocupam as zonas ribeirinhas.
 

Mapa

Clique no mapa para ampliar [JPG 1,4 MB]
PNM - PR3 Porto Furado mapa pequeno