PR 4 Ornal

Parque Natural de Montesinho (PNM). PR 4 - Ornal. Percurso pedestre circular, com cerca de 8 km. Extensão, duração, apoios e outros. Breve descrição. Mapa. Folheto.
PNM - Armeria spp PNM - igreja de Vilarinho
Armeria spp. em flor (® Carlos Aguiar) e igreja de Vilarinho (® Telmo Afonso).

 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 
Acesso: EN 308-3 e estradas municipais 503 e 1029 a partir de Bragança; ou EN 103 a partir de Vinhais.
Ponto de partida e de chegada: aldeia de Vilarinho.
Extensão: 7,92 km.
Duração aproximada: 3 h.
Dificuldade: média.
Cota mínima / máxima: 630 m / 860 m.
Apoios: sinalização e folheto. Restaurantes em Soutelo e Bragança. Alojamento em Vilarinho, Gondesende, Maçãs e Bragança ou nas Casas do PNM ou em Casas privadas de Turismo.
 

Breve descrição

O percurso estrutura-se em função do curso da ribeira de Ornal e de um troço do rio Baceiro, ao qual ela aflui. É um percurso fechado, com cerca de 8 km, que, saindo da aldeia de Vilarinho em direção a nascente, cruza a ribeira de Ornal para, em seguida, a acompanhar de perto, ao longo da sua margem esquerda, até à sua confluência com o rio Baceiro; este passa a ser a referência visual a partir deste ponto, desenvolvendo-se o percurso ao longo da sua margem esquerda para, mais acima, derivar na direção da aldeia, que lhe fica a levante. A paisagem é marcada por um coberto vegetal dominado pelo azinhal nos solos mais esqueléticos e por extensas manchas de carvalho-negral Quercus pyrenaica ocupando as encostas, em cujo fundo se alinham dilatadas faixas de lameiros delimitados por espécies ripícolas (i.e. da margem dos cursos de água), ao passo que nas rochas ultrabásicas do Sardoal se destacam azinheiras de porte reduzido e vegetação endémica específica.
 
Ao longo do percurso são propostos 7 postos especiais de observação:
1 - Santo Amaro;
2 - ribeira de Ornal;
3 - fornos da cal de Cova de Lua;
4 - rio Baceiro;
5 - moinhos de rodízio;
6 - Sardoal; e
7 - igreja paroquial.
 
PNM - forno da cal PNM - rio Baceiro
Forno da cal e rio Baceiro (® Telmo Afonso).

 

Mapa 

Clique na imagem para aumentar o mapa [JPG 166 KB]

PNM - trilho de Ornal mapa