Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parques Naturais / Parque Natural de Montesinho / PR 5 e PR 6 Ribeira de Ladrões

PR 5 e PR 6 Ribeira de Ladrões

Parque Natural de Montesinho (PNM). PR 5 e PR 6 Ribeira de Ladrões. PR 5 - Tapada d'À Ponte. PR 6 - Meiral. Percurso pedestre. Breve descrição. Mapa. Folheto.
PNM - campos de cultivo PNM - lameiro
Campos de cultivo e lameiro (® Telmo Afonso).
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.


Acesso
: estrada municipal 316 a partir de Vinhais.
Ponto de partida e de chegada: aldeia de Rio de Fornos.
Apoios: folheto. Restaurantes em Vinhais. Alojamento em Rio de Fornos, Travanca e Vinhais, bem como nas casas do Parque Natural de Montesinho ou em casas privadas de turismo.

PR 5 - Tapada d'À Ponte
Extensão: 11,402 km.
Duração aproximada: 4h.
Dificuldade: média alta.
Cota mínima / máxima: 690 m / 950 m.
 
PR 6 - Meiral
Extensão: 5,641 km.
Duração aproximada: 2h.
Dificuldade: média baixa.
Cota mínima / máxima: 690 m / 820 m.
 

Breve descrição

PNM - solar em Rio de Fornos - TA PNM - Folha e bolota de carvalho-negral Quercus pyrenaica - TA
Solar em Rio de Fornos e carvalho-negral Quercus pyrenaica (® Telmo Afonso).
 
Este percurso desenvolve-se na freguesia de Vinhais, por entre paisagens naturais e agrícolas, começando na aldeia de Rio de Fornos e estruturando-se em torno de um troço da ribeira de Ladrões, afluente do rio Tuela. 
 
Apresenta duas variantes desenvolvendo-se pelas duas encostas do vale. As variantes formam, por si só, percursos circulares, parcialmente coincidentes. A variante longa 'PR 5 - Tapada d'À Ponte', com cerca de 12 km, alcança a povoação de Travanca e a curta 'PR 6 - Meiral', com pouco mais de 5 km, circunscreve-se, praticamente, ao setor nordeste do território agrícola contíguo à aldeia de Rio de Fornos. A paisagem é dominada por manchas extensas de carvalho-negral Quercus pyrenaica e por lameiros balizados por cortinas ripícolas (i.e. de vegetação da margem dos cursos de água) nas quais prevalece o freixo Fraxinus spp. e o amieiro Alnus glutinosa.
 
 

Mapa

Clique no mapa para ampliar [PDF 683 KB]
PNM - PR5-6 - Ladrões mapa pequeno