Você está aqui: Entrada / TURISMO DE NATUREZA / Visitar as Áreas Protegidas / Parques Naturais / Parque Natural de Sintra-Cascais / PR 4 CSC Rota do Litoral do Guincho

PR 4 CSC Rota do Litoral do Guincho

Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Percurso pedestre circular de pequena rota. PR 4 CSC Rota do Litoral do Guincho. Pontos de interesse. Abano e Guincho. Breve descrição. Folheto.

PNSC - Abano - Manuela Marcelino
Praia do Abano (® Manuela Marcelino)

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 
Acesso: EN 247.  
Ponto de partida e de chegada: estrada 247 junto à Malveira da Serra. Lat: +4289417.056, Long: +460850.4886 
Extensão: 9,9 km.  
Duração: 3h. 
Dificuldade: baixa. Algum desnível.
Apoios: painel de início de percurso. Folheto.
 

Pontos de interesse: Almoínhas Velhas; Forte do Abano; Guincho; Charneca; Alcorvim; e Janes.

Breve descrição
Os primeiros povoados surgiram a meia encosta, não longe do mar e dos seus preciosos alimentos e perto do abrigo e abundantes recursos disponibilizados pela serra. Os árabes aperfeiçoaram a agricultura e cuidaram das suas almoínhas, hoje designadas hortas, junto aos ribeiros. A comunidade saloia, herdeira da tradição do amanho da terra e da sobriedade de costumes árabes, é, ainda hoje, eminentemente rural. Até há bem pouco tempo, azenhas, moinhos e fornos de pão ou cal eram ainda utilizados.

A riqueza geológica permite grande diversidade de flora e fauna nos matos costeiros, utilizados durante séculos para apascentar rebanhos e fornecer lenha às populações.

As arribas fornecem abrigo a espécies ameaçadas. 

 
Entidade promotora: Câmara Municipal de Cascais.