PR 6 SNT Capuchos

Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Percurso pedestre circular de pequena rota. PR 6 SNT Capuchos. Pontos de interesse. Rede Natura. SIC Sintra-Cascais. Convento dos Capuchos. Memorial dos Soldados. Pedra Amarela. Património Mundial - Paisagem Cultural. Folheto.

Convento dos Capuchos CGV PNSC - Pedra amarela - MM
Convento dos Capuchos (® Cristina Girão Vieira) e Pedra Amarela (® Manuela Marcelino).
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 

Nota: parte da sinalização encontra-se em mau estado.

Acesso: desvio da EN 9-1
Ponto de partida e de chegada: barragem do rio da Mula. Lat: +4290624.945, Long: +463296.9443.
Extensão: 9 km. 
Duração: 3h:30min.
Dificuldade: média. Declive acentuado.
Apoios: painel informativo de início de percurso e dos Capuchos. Folheto.

Pontos de interesse: barragem do rio da Mula; convento dos Capuchos; memorial dos Soldados; Monge; e Pedra Amarela.

Breve descrição
Este percurso pedestre circular desenvolve-se na encosta sul da serra de Sintra, em área classificada pela UNESCO como Património Mundial - Categoria de Paisagem Cultural e integrado no Sítio Sintra-Cascais, no âmbito da Rede Natura 2000. Passa por locais com excelente panorâmica e importância histórica.

Aqui, espécies relíquia da flora anterior às glaciações ainda encontram condições para sobreviver, apesar de a predominância da vegetação exótica, com matas plantadas e mesmo espécies invasoras (como acácias), limitar a sobrevivência ou regeneração da flora local e, consequentemente, a abundância e diversidade da fauna.

Ligações a outros percursos: PR 2 CSC Rota das Quintas; e PR 11 SNT Monge.

Entidade promotora: Câmara Municipal de Sintra.