PR 8 SNT Vinho de Colares

Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC). Percurso pedestre circular de pequena rota. PR 8 SNT Vinho de Colares. Pontos de interesse. Rede Natura. SIC Sintra-Cascais. Azenhas do Mar. Capela de Janas. Folheto.

Vinha de Colares
Vinha de Colares.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

 

Nota: parte da sinalização em mau estado.

Acesso: EN 375 em Colares.
Ponto de partida e de chegada: Adega Regional de Colares.
Extensão: 14 km.
Duração: 3h:30min.
Dificuldade: média. Declive pouco acentuado
Apoios: painéis informativos de início de percurso, das Azenhas do Mar e da praia da Aguda. Folheto.

Pontos de interesse: Adega Regional de Colares; pinhal de Colares; Azenhas do Mar; vinhas de Fontanelas; e capela de Janas.

Breve descrição
Este percurso circular decorre em território classificado como Parque Natural, inserido no Sítio de Importância Comunitária (SIC) Sintra-Cascais, no âmbito da Rede Natura 2000.

Iniciando-se junto à Adega Regional de Colares, atravessa o "Pinhal da Nazaré" e zonas onde ainda subsiste uma agricultura com numerosos elementos tradicionais como o "chão de areia" onde cresce a famosa casta Ramisco. O percurso passa pelas Azenhas do Mar, antiga aldeia de pescadores, e pela capela circular de Janas.

Ligação a GR 11 E9 Caminho do Atlântico.

Entidade promotora: Câmara Municipal de Sintra.