Itinerário Automóvel

Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM). Itinerário automóvel. Breve descrição. Pontos de interesse. Paisagem, geomorfologia, flora, arquitetura e História.

PNSSM - Menir da Meada PNSSM - paisagem com Marvão
Menir da Meada e paisagem com Marvão ao fundo.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Ponto de partida e de chegada: Portalegre.
Extensão: 80 km.
Duração: 4 h.
Dificuldade: média.
Apoios: alojamento e restaurantes ao longo do percurso, incluindo Casas do PNSSM.
 

Breve descrição

Este itinerário, tendo como ponto de partida e de chegada a cidade de Portalegre, permite percorrer o essencial do Parque Natural da Serra de São Mamede oferecendo a possibilidade de contactar com alguns dos aspetos paisagísticos, geomorfológicos, florísticos, arquitetónicos e históricos de maior interesse.

Esta jornada, em marcha moderada e apenas com paragem nos pontos propostos (a que se acresce uma eventual paragem para refeição) destina-se a proporcionar uma visão global da Área Protegida.

1 - Miradouro de Portalegre - altitude 628 m - início em Portalegre seguindo pela estrada da serra, passando por Fonte dos Amores e paragem no Miradouro. Avista-se a cidade de Portalegre, em particular a intrincada rede da zona histórica.

2 -  Fonte do Carvoeiro - 670 m - seguir por Salão Frio e Monte Carvalho, tomar a EN359 direção Alvarrões, cortar à esquerda para Carreiras, seguir direção Castelo de Vide e parar no parque de merendas da Fonte do Carvoeiro. Magnífica vista panorâmica, permitindo uma visão do coberto vegetal da região, com destaque para a rara ocorrência de carvalho sob a forma de montado.

3 - Menir da Meada - seguir para Castelo de Vide pela EN 246. NO cruzamento antes de Castelo de Vide, seguir a direção Nisa / Alpalhão. A 3 km virar à direita para a barragem da Póvoa e Meadas e seguir, já dentro da localidade, a placa com a indicação "Menir". Este último é um monumento megalítico classificado em 1997 como monumento Nacional. Regressar tomando a direção Castelo de Vide.

4 - Marvão - 862 m - seguir para Castelo de Vide, tomar a EN 246-1 direção Portagem, passando por Escusa e seguir para Marvão. Ninho de águias onde se vêem os" abutres pelas costas". Da torre de menagem do seu castelo altaneiro domina-se vasto panorama que, em dias claros, inclui a serra da Estrela.

5 - Pico de S. Mamede - 1025 m - descer para Portagem, passar por São Salvador da Aramenha, ruínas de Ammaia, Olhos d'Água, Porto da Espada até serra de São Mamede. A sul do tejo, é o ponto mais elevado do continente português, vislumbrando-se, ao longe, as alturas da serra da Estrela e boa parte da Extremadura espanhola.