PR de Carreiras

Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR) de Carreiras. Breve descrição. Pontos de interesse. Marcador para visualização no Google Earth. Folheto (inclui mapa).
PNSSM - montado de sobro 250-160 pxl
Montado de sobro.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Folheto [PDF 1 MB] - inclui mapa.
 
 

Ponto de partida e de chegada: no Largo da Vila de Carreiras.
Extensão: 9,3 km.
Duração: 4h.
Dificuldade: média.
Apoios: sinalização e folheto.

Veja o percurso no Google Earth usando este marcador - PR de Carreiras [KMZ 11,8 KB].

Breve descrição

É um percurso com acentuado declive, no flanco sudoeste do Maciço de São Mamede. Parte do percurso faz-se ao longo de uma interessantíssima Calçada Medieval.

A vegetação arbórea é expressiva: sobreiros Quercus suber; outros carvalhos Quercus spp.; alguns castanheiros Castanea sativa; também o pinheiro-bravo Pinus pinaster e a oliveira Olea europaea surgem com frequência.

De entre o estrato arbustivo pode ver-se o tojo-gadanho Genista falcata, a giesta-branca Cytisus multiflorus, a esteva Cistus ladanifer, a urze Erica spp., o rosmaninho Lavandula stoechas e a carqueja Pterospartum tridentatum ssp. tridentatum.

 

Pontos de interesse

1 - Carreiras - vila situada a 600 m de altitude, cujo nome deriva de "carreira", nome certamente relacionado com a rede de caminhos medievais, ou mesmo da Época Romana.

2 - Fonte dos Carvoeiros - alt. 670 m - magnífica vista panorâmica; à esquerda, na direção sudeste, avista-se o Pico de São Mamede (1025 m de altitude), o ponto mais elevado a sul do Tejo.

3 - Local de observação - alt. 700 m - observam-se enormes cristas rochosas, que atingem altitudes superiores a 800 m.

4 - Cruzamento para Castelo de Vide e Senhora da Penha - aqui inicia-se a descida pela Calçada Medieval, sendo possível observar o travamento estrelado da Calçada.

5 - Fonte do Mergulho - alt. 545 m - com bebedouro para animais.

6 - Eira - alt. 545 m - lajeada a granito, servia para seca, debulha e limpeza de cereais.

7 - Desvio para o Monte Marujo - alt. 495 m - pode-se admirar uma belíssima paisagem (rocha granítica, oliveiras, sobreiros e carvalhos).

8 - Termo da Calçada - alt. 580 m - local designado por Alminhas.