PR de Galegos

Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR) de Galegos. Pontos de interesse. Marcador para visualização no Google Earth. Folheto (inclui mapa).
 

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Folheto [PDF 1,1 MB] - inclui mapa
 

Ponto de partida e de chegada: aldeia de Galegos, no Largo da Ponte.
Extensão: 11,48 km.
Duração: 4h.
Dificuldade: média.
Apoios: sinalização e desdobrável interpretativo.

Veja o percurso no Google Earth usando este marcador - PR de Galegos [KMZ 20 KB]

Este percurso desenvolve-se uma região ondulada granítica, que revela paisagens agrestes. O "mar" de granito enche o horizonte com blocos, penhascos, fendas e muros. 

Pontos de interesse

1 - Marmitas de Gigante - no leito granítico da ribeira de Galegos são visíveis as Marmitas de Gigante. Estas são depressões (i.e. "covas"), de dimensões variáveis, mais ou menos arredondadas, que existem no leito rochoso da ribeira de Galegos (e de outros cursos de água). Parecem ter origem em turbilhões que, ao arrastarem seixos, vão provocando a erosão de algumas zonas do leito dos cursos de água. 

2 - Calçada seiscentista - esta é lageada com blocos graníticos. Neste troço do percurso é possível encontrar a erva-pinheira-orvalhada Drosophyllum lusitanicum, interessantíssima planta insetívora. As plantas insetívoras habitam, geralmente, em solos pouco férteis, pelo que a capacidade de capturarem pequenos insetos lhes permite obter alguns nutrientes.

3 - Castro da Crença - este povoado pensa-se ter sido ocupado durante a Segunda Idade do Ferro. O percurso segue, em direção à ribeira de Galegos, que atravessa o rio Sever.

4 - Rio Sever - local muito aprazível com a típica vegetação marginal de freixos Fraxinus spp choupos Populus spp.

5 - Granito - na Ramila é possível observar, em corte efetuado na rocha granítica, enormes cristais brancos de feldspato (um dos minerais que entra na composição do granito).

6 - Miradouro - magnífica panorâmica sobre o vale.