PR de Marvão

Parque Natural da Serra de São Mamede (PNSSM). Percurso pedestre de Pequena Rota (PR) de Marvão. Breve descrição. Pontos de interesse. Marcador para visualização no Google Earth. Folheto (inclui mapa).

PNSSM - Calçada PNSSM - Portagem ponte quinhentista
Calçada medieval. Ponte quinhentista na Portagem.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Breve descrição
Pontos de interesse  
Mapa 

Folheto [PDF 1,1 MB] - inclui mapa.
 

Acesso: Estrada Nacional 359 - Portalegre - Portagem ou Estrada Nacional 246-1 - Castelo de vide - Portagem ou IC 13 - Fronteira dos Galegos - Portagem.
Ponto de partida e de chegada: largo das Almas, na localidade Portagem.
Extensão: 7,38 Km.
Duração: 4h.
Dificuldade: média.
Apoios: sinalização e folheto interpretativo.

Veja o percurso no Google Earth usando este marcador - PR de Marvão [KMZ 11,7 KB]

Breve descrição

Neste percurso, podemos encontrar escarpas e penhascos, vales e ravinas, carvalhos Quercus spp e castanheiros Castanea sativa, contrariando a típica paisagem alentejana, de montado e planura. Nas curvas apertadas de medievais calçadas ressoam sinos de igrejas e o chilrear alegre da passarada.

No alto Marvão, espreita em baixo, a ponte quinhentista, os choupos Populus spp ao longo do rio Sever, e a Torre da Portagem que já não cobra impostos. 

Pontos de interesse

1 - Largo das Almas - ponte quinhentista. A cerca de 20 m existe uma torre do séc. XIV. Observam-se magníficos choupos Populus spp marginando o rio Sever.

2 e 3 - Portagem e Senhora da Estrela - acesso por uma calçada medieval. Zonas florestais onde o sobreiro (Quercus suber) se associa ao carvalho-negral (Quercus pyrenaica) e ao castanheiro Castanea sativa. Rosmaninho Lavandula stoechas, urzes Erica spp e carqueja Pterospartum tridentatum ssp. tridentatum constituem o sub-bosque.

4 -  Senhora da Estrela - Abegoa - magnífica vista sobre o notável relevo granítíco, com enormes blocos (caos de blocos).

5 -  Abegoa - Fonte Souto - paisagem onde predomina o carvalho, surgindo o sobreiro (que também é uma espécie de carvalho) nas zonas mais secas.

6 -  Fonte Souto - Portagem - são bem visíveis os caos de blocos, de onde emerge, por entre as fendas da rocha granítica, o sobreiro Quercus suber

 

Mapa

 

 PNSSM - PR Marvão - mapa