PR da Ribeira de Nisa e alternativo

Parque Natural da Serra de S. Mamede (PNSSM). Percurso pedestre de Pequena Rota PR da Ribeira de Nisa e percurso alternativo mais curto. Breve descrição. Pontos de interesse.

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Acesso: a partir de: 

Portalegre e Marvão - N359; ou 
Castelo de Vide - N246 e N359.

Ponto de partida e chegada: freguesia de Ribeira de Nisa, Monte Carvalho.
Extensão: 11,32 Km.
Duração: 4h:30min.
Dificuldade: média.
Apoios: sinalização e folheto interpretativo.
Veja o percurso no Google Earth usando este marcador - percurso completo [KMZ 16 KB].

Percurso alternativo
Extensão: 7,7 Km.
Duração: 3h:30min.
Veja o percurso no Google Earth usando este marcador - percurso alternativo [KMZ 13 KB].

Breve descrição do percurso completo

É um percurso pedestre circular de Pequena Rota com início e fim em Monte Carvalho. Apresenta duas alternativas, podendo escolher entre um percurso de maior ou menor duração.

Com uma paisagem deslumbrante entre o vale de Ribeira de Nisa e o planalto do jogo da Bola, o percurso apresenta registos de história viva. São precisamente esses aspetos que se podem observar ao longo do percurso. A começar pelas intervenções humanas mais notórias, associadas aos recursos naturais, agricultura (eiras) e apicultura (muros apiários), até às subtis, associadas às práticas agrícolas e florestais, todas elas contribuem e condicionam biótopos onde reina a diversidade.

A ribeira de Nisa, os soutos centenários e uma paisagem magnífica irão deslumbrá-lo(a). É um bom percurso para uma manhã com toda a família e amigos …

Pontos de interesse

0 – Monte Carvalho
1 – Monte (agricultura e pecuária)
2 – Ribeira de Nisa (vale)
3 – Vista panorâmica (observação de aves)
4 – Vista panorâmica (souto)
5 – Muro apiário, lagoa e souto
6 – Eira (percurso alternativo)
7 – Abrigo de granito 

Topo