PR 3 Castrejo

Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG). Trilho Castrejo. Percurso pedestre de Pequena Rota (PR 3), sinalizado, de caráter cultural, natural e paisagístico. Breve descrição. Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso. Folheto.

Castrejo 1 257-180 pxl PNPG - Castrejo - ponte 257-180 pxl
Aspetos do percurso (® António Manuel Sousa).

 
Breve descrição  
Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso

Na planificação da sua visita deverá ter em consideração as recomendações descritas no Código de Conduta e Boas Práticas [PDF 1,6 MB] das e dos visitantes nas Áreas Protegidas, bem como os conselhos úteis que apresentamos em "Relacionados", à esquerda desta página, para melhor desfrutar da sua visita.

Brochura do Parque Nacional da Peneda-Gerês [PDF 3,3 MB]

Percurso pedestre de Pequena Rota (PR 3), sinalizado, de caráter cultural, natural e paisagístico. 

PR3 Castrejo - folheto [PDF 3,1 MB] - a realização deste trilho deve ser acompanhada, de momento, deste folheto informativo, dado que o mesmo é necessário para se perceber onde se deve atravessar o rio em Seara. 

Localização: freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço. 
Ponto de partida e de chegada: Castro Laboreiro. 
Extensão: 17 Km. 
Duração: cerca de 9 horas. 
Dificuldade: média / elevada. 
Pontos: Castro Laboreiro – Barreiro – Assureira – Curveira – Bico do Patelo – Seara – Cainheiras – Varziela – Castro Laboreiro. 
Apoios: sinalizado segundo as normas internacionais. Folheto nesta página e nos sítios da ADERE-PG e da Câmara Municipal de Melgaço
 
 

Breve descrição

Percorrendo Castro Laboreiro e alguns dos seus lugares, podemos tomar contacto com o sistema de transumância que ali foi desenvolvido, ao longo dos tempos, pelas suas populações para se adaptarem à dureza da vida na montanha.
 
Podemos ainda testemunhar muitos dos vestígios histórico-arqueológicos, bem como desfrutar da beleza dos bosques e da flora e da fauna que ali se abriga. 
 
 

Entidade promotora e responsável pela manutenção do percurso

A União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro assumiu a responsabilidade deste percurso, originalmente implantado pelo Clube Ibérico de Montanhismo e Orientação - CIMO.
União de Freguesias de Castro Laboreiro e Lamas de Mouro
Lugar da Vila | 4960-906 Castro Laboreiro | Tel. 251 465 613
Lugar da Igreja | 4960-170 Lamas de Mouro | Tel. 251 465 616
 

Topo